Ouça ao vivo

Sesc amplia doação de alimentos na pandemia

Foto:créd. Acervo Sesc Campinas

O programa de segurança alimentar Mesa Brasil do Sesc São Paulo foi ampliado neste período de pandemia do novo coronavírus. Para se ter uma ideia, no primeiro trimestre do ano foram distribuídas 70 toneladas de alimentos enquanto no trimestre seguinte o montante saltou para 179 toneladas. Além dos alimentos, foram incluídos na cesta produtos de limpeza e higiene pessoal.

Segundo a coordenadora do programa em Campinas, Lilian Rocha, do total de produtos recebidos no período da pandemia, 50 toneladas foram distribuídas na cidade. Ela faz questão de frisar que tudo que é recebido é distribuído no mesmo dia às entidades assistenciais cadastradas, que, por sua vez, levma o que foi doado às famílias em situação de vulnerabilidade.

O aumento na arrecadação de produtos doados, principalmente pelas grandes redes de supermercados e atacadistas, permitiu elevar o números de entidades. Com a pandemia, o total passou de 49 para 71, que beneficiaram 3.156 famílias carentes. De acordo com Lilian Rocha, apesar do aumento, ainda há várias entidades na fila.

O alcance de mais entidades, segundo ela, se deve também à flexibilização no processo cadastral que é necessário, pois todo produto recebido e doado é documentado para prestação de contas aos parceiros. A coleta junto às empresas doadoras acontece diariamente dentro de uma logística que permite atender as entidades e não manter os produtos estocados. Segundo a coordenadora do Mesa Brasil em Campinas, a estrategia é necessária, pois 90% do que é arrecadado é composto por hortifrutis.

Para participar como doador, qualquer pessoa física ou jurídica que tenha interesse em disponibilizar alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza, pode entrar em contato pelo e-mail mesa@campinas.sescsp.org.br.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.