Ouça ao vivo

SP faz apelo por doação de sangue no estado

A pandemia do novo coronavírus trouxe outra consequência grave para a saúde pública, além da covid-19. Nos últimos quatro meses, as doações de sangue no estado de São Paulo caíram pela metade, atingindo um patamar nunca antes registrado nos municípios paulistas. A redução neste período foi superior a 50%. Este índice é justificado pela pandemia, que faz com que as pessoas tenham medo de sair de casa e de se contaminar pelo coronavírus.

Porém, pacientes que necessitam de transfusão começam a ficar em risco por causa do baixo estoque disponível nos hemocentros de todo o estado. A secretaria de saúde de São Paulo fez nesta quinta-feira, 09, um apelo à população, para que doe sangue o mais rapidamente possível. Para isso, foi desenvolvido um protocolo de segurança, que protege o doador contra o coronavírus. As doações somente são feitas através de agendamento de horário. O voluntário não tem contato com outras pessoas, além do profissional responsável pela coleta.

De acordo com o diretor técnico-científico da Pró-Sangue, Alfredo Mendrome Júnior, em nenhum momento da história o estado de São Paulo registrou uma situação crítica como essa. “Ao longo desses quatro meses, nós jamais vivenciamos uma situação tão difícil como essa. Já tivemos quedas em outros momentos, mas nunca foi tão duradoura como agora. Só para vocês terem uma ideia, normalmente nós temos uma queda significativa das doações em períodos de festas de final de ano e em janeiro, nas férias escolares. Essa queda geralmente significa, 15%, no máximo 20%. Agora nós chegamos a 50% de queda”, explica.

As consequências no atendimento de pacientes são graves. Alfredo Mendrome Júnior afirma que o impacto é muito preocupante. “Uma queda de 50% de doadores significa uma queda no número de bolsas de sangue suficiente para causar um impacto muito significativo no atendimento do dia a dia dos nossos pacientes”, disse. O interessado em doar sangue e ajudar os hemocentros paulistas neste período crítico, pode acessar a página da secretaria na internet e agendar a coleta no local mais próximo de sua casa. O endereço eletrônico é www.saude.sp.gov.br.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.