Ouça ao vivo

SP inicia cadastro de voluntários para vacina

Foto: divulgação/Oxford

O governo de São Paulo iniciou o cadastramento de voluntários para a fase de testes para a vacina contra o novo coronavírus, desenvolvida em parceria entre o estado e o laboratório chinês Sinovac Biotech. Os testes serão desenvolvidos em 12 centros de pesquisas espalhados pelo Brasil, sendo sete deles somente em território paulista. Em Campinas, os testes serão realizados no HC da Unicamp.

Somente serão aceitos nessa fase profissionais de saúde que estejam devidamente registrados em seus respectivos conselhos profissionais. Além disso, o voluntário obrigatoriamente tem que trabalhar diretamente no atendimento de pacientes com covid-19. O interessado deve acessar ao site do governo do estado e responder um questionário. O candidato a testar a vacina tem que ser maior de 18 anos, não pode ter doença preexistente e nem tomar medicação e não pode ter testado positivo para a covid-19. No caso das mulheres, não serão aceitas grávidas ou que desejem engravidar no período de realização do trabalho.

A própria página na internet vai apontar se o candidato é elegível a participar do estudo, e caso a resposta seja afirmativa, será encaminhado a um dos 12 centros de pesquisas cadastrados, onde passarão por uma segunda fase de avaliação. De acordo com o diretor do Instituto Butantan e responsável pela testagem da vacina, Dimas Covas, a expectativa pelo trabalho é muito grande, uma vez que a China tem se destacado na busca pela vacina contra a covid-19. Segundo ele, a maior parte dos estudos em fase adiantada sobre a imunização da covid-19 acontece no país asiático, o que gera a expectativa de que São Paulo tenha a vacina ainda em 2020. “A China é o país que tem o maior número de vacinas em fase adiantada. São cinco em estudo por lá. Na Inglaterra, por exemplo, são duas. Isso mostra a importância e a relevância dos testes que estamos fazendo aqui em São Paulo. Por isso, eu particularmente sou muito esperançoso e acredito que teremos a vacina até o final do ano”, afirma.

O interessado em participar dos testes da vacina contra o coronavírus, deve fazer seu cadastro no portal www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/vacina. Todos os dados dos candidatos são estritamente sigilosos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.