Ouça ao vivo

Unicamp vê contágio em Campinas um mês atrás de SP

Foto: Marco Guarizzo

Na Grande São Paulo, a taxa de ocupação de UTI ficou abaixo da média registrada no Estado pela primeira vez, o que confirma o avanço da covid-19 para o interior. De acordo com um estudo da Unicamp, a Grande São Paulo estaria com 15% de pessoas infectadas, incluindo a estimativa de sub-notificações, o que representa um número considerável no que se refere à imunização de rebanho.

Renato Pedrosa, professor do departamento de política científica e tecnológica da Unicamp, considera que a região de Campinas esteja um mês atrás do estágio em que está a Grande São Paulo, com uma estimativa de 8% de pessoas imunizadas. Esse dado traz uma esperança e até derruba um projeção da própria Unicamp de que o Estado atingiria um junho um milhão de casos de covid-19 em seus 645 municípios, o que não ocorreu.

Apesar de alarmantes, os 320 mil casos confirmados da doença, com 16 mil mortes, são números menores que a projeção apontada no estudo, divulgado em maio. Além do efeito rebanho, outro importante aspecto de proteção é o uso de máscaras, que há um mês, quando foi divulgado o estudo, não tinha-se a real dimensão do tamanho de sua eficácia. De acordo com o pesquisador, o estudo na época se baseou principalmente na curva de casos e óbitos no Estado, com projeção matemática para os próximos dois meses.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.