Unicamp produz primeiro filme sobre a pandemia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Estudantes da Unicamp criaram o primeiro filme de animação sobre a pandemia do novo coronavírus, “Quanto tudo isso passou”.  O curta-metragem conta de maneira simples e acessível, em pouco mais de 4 minutos, como foi o surgimento do coronavírus no mundo e os esforços de cientistas e médicos em combater a covid-19 e conter a expansão da pandemia.

A animação foi feita com desenhos produzidos pelos alunos do Laboratório de Imagem e Som do Instituto de Artes da universidade. Um dos personagens centrais foi inspirado em uma cientista do interior paulista. A direção ficou a cargo do professor do instituto, Wilson Lazareti. Segundo ele, a obra, traduz de forma artística as preocupações e os sentimentos provocados pela pandemia.

Além disso, mostra uma das formas com que as artes podem contribuir com o bem-estar das pessoas neste período. Além de divertir, o filme provoca a reflexão do público, inclusive do infantil, ao mostrar também o lado positivo da quarentena.  O filme foi feito em tempo recorde de 45 dias, por um grupo de oito estudantes na faixa etária de 18 a 22 anos.

De acordo professor, durante toda a produção foi respeitada a liberdade criativa e de traços de cada um deles. Todos os trabalhos do curta-metragem foram realizados à distância, respeitando as medidas de isolamento social. Para que isso fosse possível, os estudantes improvisaram ateliês e estúdios nas próprias casas. A experiência, segundo Lazareti, contribuiu de forma significativa na formação dos alunos.

O filme contou também com a produção de Maurício Squarisi, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas,  trilha sonora de Eduardo Virgilio. A montagem e a direção de arte são de Eliana Ribeiro e a narração é de Tereza Freire, além da participação de crianças envolvidas no projeto. Para assistir, é só acessar o canal da TV Unicamp no YouTube.

Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

COVID-19

Casos de coronavírus em Campinas
0
DESCARTADOS
0
CONFIRMADOS
0
INVESTIGADOS
0
MORTES
Play Video

Ao vivo

Mais recentes

Colunas

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Siga-nos

Veja também