Ouça ao vivo

Vereadores criticam volta às aulas em Campinas

Foto: Reprodução

A definição de retorno das aulas da rede municipal de Campinas para 08 de setembro foi alvo de críticas dos vereadores da oposição durante sessão virtual. Para Mariana Conti, do PSOL, e Pedro Tourinho, do PT, a decisão não condiz com os dados atuais da pandemia e também não teve a discussão adequada.

A psolista se disse “perplexa” por considerar que é difícil prever a evolução do contágio e compara a medida à reabertura do comércio, que teve que ser revista.

“O prefeito Jonas Donizette insiste no mesmo equívoco devido à experiência que tivemos com o anúncio precoce da reabertura do comércio. Principalmente porque, mesmo com previsibilidade, a doença tem uma dinâmica volátil”, opina.

Já o petista lamentou a série de definições feitas durante a pandemia e chamou a gestão atual de “incompetente” por entender que a doença não foi controlada.

“Quero lamentar e torcer pra que o prefeito interrompa esse curso de insensatez que caracteriza a gestão da crise, principalmente a partir do final de abril. Foi uma ação irresponsável e incompetente, pois as famílias estão sem apoio”, diz.

O líder de governo no Legislativo, Luiz Carlos Rossini, do PV, saiu em defesa do Executivo e alegou que a decisão foi planejada com os protocolos adequados. Segundo ele, Campinas formou um Comitê de Educação para tratar do tema e a intenção também foi seguir o cronograma determinado pelo Governo do Estado.

“Porque se as escolas estaduais retomarem as aulas, as do município vão ter que se ajustar a essa retomada. Foi criado um comitê que discutiu protocolos. Então, não foi irresponsabilidade. Pelo contrário. Foi muito responsável”, argumenta.

Segundo o plano da Pasta de Educação, os alunos irão às escolas em esquema de revezamento, com 35% da capacidade por dia e com cuidados de higiene. O transporte será feito de maneira escalonada e seguindo distanciamento. Professores e diretores do grupo de risco da covid-19 continuarão afastados.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.