Ouça ao vivo

Veto de uso de máscara não vale para Estado de SP

Foto: Marco Guarizzo

O Presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), fez vetos na lei que torna obrigatório o uso de máscara no território nacional. No texto, Bolsonaro permite que as pessoas não utilizem o equipamento em locais fechados, como estabelecimentos comerciais e templos religiosos, por exemplo, por possível violação de domicílio. 

Mas o Estado de São Paulo tem uma lei própria que obriga o uso da máscara e a partir desta semana, as pessoas que desobedecerem podem ser multadas. O advogado Leonardo Pantaleão, mestre em Direito das Relações Sociais, explica que a determinação do Governador João Dória (PSDB) é a que tem validade nas cidades paulistas.

Perguntado sobre os vetos do Presidente, Dória afirmou que o próprio Bolsonaro está obrigado a usar máscara quando estiver no Estado de São Paulo.

Para o advogado Leonardo Pantaleão, a aplicação da multa pelo Governo do Estado está de acordo com a lei e pode ser aplicada.

Para que a multa aconteça em locais fechados, como estabelecimentos comerciais, o funcionário ou proprietário do local deve acionar a polícia para aplicá-la após orientar o cliente a usar o equipamento. A disponibilização de álcool em gel, também vetada por Bolsonaro, segue valendo pela lei estadual em São Paulo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.