86% do território paulista está na fase amarela

A reclassificação do Plano São Paulo de reabertura econômica, anunciada nesta sexta-feira, fez com que nove regiões do interior paulista que estavam nas fases vermelha e laranja passassem para a fase amarela. Essa evolução atingiu as regiões de Campinas e de Piracicaba. Segundo o governo, o interior paulista como um todo apresentou uma evolução expressiva nos indicadores do plano. No último período de análise, o estado registrou queda de 10% nos novos casos de covid-19, 7% nas internações e 4% nos óbitos.

Com a atualização, 86% do território paulista está na fase amarela, o que permite uma flexibilização maior do comércio não essencial, com a ampliação do horário de funcionamento de quatro para seis horas, e com a abertura de estabelecimentos como bares, restaurantes, salões de beleza e academias. Das quatro áreas que estavam na fase vermelha, duas avançaram direto para a fase amarela: Ribeirão Preto e Piracicaba.

A justificativa para que essas regiões pulassem a fase laranja se deu pela evolução no número de leitos disponíveis. No caso de Piracicaba, por exemplo, a oferta de leitos passou de 9,66 leitos para cada 100 mil habitantes para 15,4 leitos para cada 100 mil habitantes, como afirmou o secretário de desenvolvimento regional, Marco Vinholi. “Nós estamos com duas regiões saindo da fase vermelha direto para a fase amarela. Eu queria destacar Ribeirão Preto, que ao longo deste período, saiu de 6,86 leito para 100 mil habitantes e foi para 22,8 leitos. E Piracicaba da mesma forma. Nós tivemos a fase vermelha na última reclassificação e agora voltando para a fase amarela. Eram 9,66 leitos para cada 100 mil habitantes e passou para 15,4 leitos, o que permitiu uma redução numa taxa de ocupação de 85% para 70%”, afirmou.

Com a maioria absoluta das regiões na fase amarela do plano, o governador João Doria disse a flexibilização do comércio não pode em hipótese alguma significar relaxamento. Segundo ele, a responsabilidade do governo e da população aumenta com a ampliação da reabertura econômica do estado de São Paulo. “Isto, obviamente, não deve significar nenhum relaxamento. Nenhum relaxamento contra o coronavírus. Nenhum relaxamento contra as medidas restritivas e de cuidados pessoais. Qualquer descuido pode ser fatal. Os bons sinais que nos fortalecem, aumentam a nossa responsabilidade. Nossa, do governo de São Paulo, do Centro de Contingência, da secretaria de saúde, dos profissionais de imprensa e da população de todo o estado”, alertou.

As regiões de Franca e de Registro permaneceram na fase vermelha do Plano. Como era esperado desde o início da semana, a área de Campinas evoluiu para a fase amarela.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Três mil passageiros pulam catracas do BRT todos os dias em Campinas

Combate ao excesso de velocidade vai pautar ações da Semana de Trânsito na região

Caminhão carregado com madeira quebra e trava acesso à Monsenhor João Batista Martins Ladeira

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.