Ouça ao vivo

Cabine contra coronavírus tem eficácia de 99,99%

Foto: Divulgação/Startup Via

Shoppings e indústrias são alguns dos estabelecimentos interessados na cabine de desinfecção contra o coronavírus que teve eficácia comprovada de 99,99%. Elaborada pelo engenheiro Alaor Ferreira da Cruz, fundador de uma startup de Goiânia, a máquina passou por testes na Universidade Estadual de Campinas.

O aparelho funciona na tomada de energia elétrica e desinfeta pessoas, roupas e objetos através de jatos de clorexidina a 1% lançados por 60 micropontos. A névoa criada, segundo o idealizador do equipamento, não deixa as superfícies, peles e tecidos úmidos e consegue inativar as partículas virais em 15 segundos.

“São milhões de nanopartículas que envolvem o que está dentro. Além de desativar o vírus, forma uma película de proteção. Não molha e é rápido”, conta.

Os testes na Unicamp foram concluídos pelo Laboratório de Virologia do Instituto de Biologia, que recomendou o uso da substância como virucida. Chamado de Asepsis Machine, o compartimento está em conformidade com as especificações da NR12, que regulamenta a segurança dos trabalhadores.

A estrutura, que tem 93 cm de largura, 2,18 m de altura, 1,70 m de comprimento, é feita com materiais como aço inox e vidro e possui rodas para o deslocamento. A ideia inicial era usar o dispositivo para desinfecção de profissionais de saúde da linha de frente, mas o criador diz que já há interesse de outros setores.

“Depois de vários testes sobre a segurança, já estamos produzindo o equipamento. A ideia é proteger, evitar internações e desafogar os leitos”, diz.

Até o momento, de acordo com Alaor, além de hospitais, shoppings e indústrias, outros tipos de estabelecimentos e espaços também procuraram a startup. A máquina funciona em 220 ou 110 volts, com baixo consumo de energia, e possui um detector que identifica quando o indivíduo está dentro da câmara.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.