Ouça ao vivo

Campinas detalha na quarta reabertura de parques

Foto: Flávio Botelho

A reabertura dos parques públicos de Campinas será gradual, mas a Prefeitura ainda não divulgou os horários e as regras. Mesmo com o decreto sobre a volta de mais atividades na cidade na fase amarela, os detalhes não foram divulgados.

O prefeito Jonas Donizette, do PSB, justifica que quer reabrir os 25 locais ao ar livre com responsabilidade após quase cinco meses de fechamento por conta da pandemia. O anúncio oficial, de acordo com ele, deve acontecer nesta semana.

“Eu devo conversar com o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, que participa da live da quarta-feira. E aí sim eu vou falar do retorno gradual dos parques, que não abriram, mas que vão reabrir de forma responsável”, alega ele.

Jonas ainda comentou que os dois primeiros dias da volta do comércio, no sábado e no domingo, foram movimentados. Citando o calçadão da 13 de Maio como exemplo, pede que os moradores só frequentem a via caso seja necessário.

Por outro lado, comemorou que o uso de máscaras foi geral, o que indica que a população está respeitando as recomendações sanitárias. O funcionamento foi definido de 10h às 16h de segunda a sexta e entre 9h e 15h aos fins de semana.

“Realmente a 13 de Maio encheu muito no sábado. Esse é o lado ruim, mas tem o lado bom que é o fato de muita gente ter usado máscara e as lojas com 40% da capacidade, sem filas. Mas eu peço para que as pessoas mudem os hábitos”, diz.

Presente na transmissão do programa Café com o Prefeito, o secretário de Saúde, Carmino de Souza, alegou que a desativação do Hospital de Campanha, aberto desde maio para infectados de menor complexidade, foi necessária.

Ele lembra que o contrato com a empresa responsável, no valor de R$ 2 milhões mensais, não foi renovado porque a ocupação de retaguarda diminuiu. Porém, repete que a estrutura será mantida para ser reativada em caso de necessidade.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.