Consumo de doces aumenta na pandemia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O consumo de alimentos saudáveis diminuiu consideravelmente durante a pandemia da Covid-19 e na contrapartida aumentou o de alimentos não-saudáveis, principalmente o açúcar. É o que aponta a pesquisa ConVid, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz em parceria com a UFMG, a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp.

De acordo com os dados, o consumo de alimentos saudáveis como verduras e legumes em cinco dias da semana, no período apos o inicio da pandemia, caiu de 37% para 33%. Já o de frutas legumes e verduras em cinco dias ou mais por semana, foi de apenas 13% entre os adultos jovens de 18 a 29 anos e na população de baixa renda o índice ficou em 16%. Já a ingestão dos alimentos considerados não saudáveis como congelados, embutidos e doces aumentou. Para se ter uma ideia, entre jovens adultos, na faixa de 18 a 29 anos, 63% estão consumindo doces ou chocolates duas vezes por semana ou mais.

Segundo o nutricionista clinico e esportivo, Leone Gonçalves, a pesquisa mostra que o aumento no consumo de açúcar está diretamente ligado ao estresse causado pela pandemia. Rico em glicose, a substância entra rapidamente na corrente sanguínea e estimula a produção de alguns hormônios, como a serotonina, neurotransmissor responsável pela regulação do sono e humor. O grande problema é que, quando consumido em excesso, a substancia provoca a sobrecarga do pâncreas, o que contribui para o desenvolvimento do diabetes.

Segundo a Organização Mundial da Saúde a OMS, o permitido como saudável é 50 gramas de açúcar por dia. Porém, o ideal segundo o nutricionista, Leone Gonçalves é a metade dessa quantidade. A dica dele é para procurar manter as principais refeições nos horários corretos e não colocar o doce como o grande vilão, pois ele pode fazer parte da alimentação saudável, desde que de maneira equilibrada, pois, em excesso, até os produtos naturais irão fazer mau a saúde.

Além de desencadear o diabetes e favorecer a obesidade o consumo em excesso do açúcar pode provocar também a cárie dentária e até o câncer. A pesquisa que aponta aumento no consumo de alimentos não saudáveis pode ser conferida no site convid.fiocruz.br

Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

COVID-19

Casos de coronavírus em Campinas
0
DESCARTADOS
0
CONFIRMADOS
0
INVESTIGADOS
0
MORTES
Play Video

Ao vivo

Mais recentes

Colunas

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Siga-nos

Veja também