Ouça ao vivo

Consumo de doces aumenta na pandemia

O consumo de alimentos saudáveis diminuiu consideravelmente durante a pandemia da Covid-19 e na contrapartida aumentou o de alimentos não-saudáveis, principalmente o açúcar. É o que aponta a pesquisa ConVid, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz em parceria com a UFMG, a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp.

De acordo com os dados, o consumo de alimentos saudáveis como verduras e legumes em cinco dias da semana, no período apos o inicio da pandemia, caiu de 37% para 33%. Já o de frutas legumes e verduras em cinco dias ou mais por semana, foi de apenas 13% entre os adultos jovens de 18 a 29 anos e na população de baixa renda o índice ficou em 16%. Já a ingestão dos alimentos considerados não saudáveis como congelados, embutidos e doces aumentou. Para se ter uma ideia, entre jovens adultos, na faixa de 18 a 29 anos, 63% estão consumindo doces ou chocolates duas vezes por semana ou mais.

Segundo o nutricionista clinico e esportivo, Leone Gonçalves, a pesquisa mostra que o aumento no consumo de açúcar está diretamente ligado ao estresse causado pela pandemia. Rico em glicose, a substância entra rapidamente na corrente sanguínea e estimula a produção de alguns hormônios, como a serotonina, neurotransmissor responsável pela regulação do sono e humor. O grande problema é que, quando consumido em excesso, a substancia provoca a sobrecarga do pâncreas, o que contribui para o desenvolvimento do diabetes.

Segundo a Organização Mundial da Saúde a OMS, o permitido como saudável é 50 gramas de açúcar por dia. Porém, o ideal segundo o nutricionista, Leone Gonçalves é a metade dessa quantidade. A dica dele é para procurar manter as principais refeições nos horários corretos e não colocar o doce como o grande vilão, pois ele pode fazer parte da alimentação saudável, desde que de maneira equilibrada, pois, em excesso, até os produtos naturais irão fazer mau a saúde.

Além de desencadear o diabetes e favorecer a obesidade o consumo em excesso do açúcar pode provocar também a cárie dentária e até o câncer. A pesquisa que aponta aumento no consumo de alimentos não saudáveis pode ser conferida no site convid.fiocruz.br

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.