Ouça ao vivo

Cooperativas preparam retorno e prometem ato

As cooperativas de reciclagem de Campinas estão se preparando para retomar as atividades, que foram suspensas por causa da pandemia do novo coronavírus. Para chamar a atenção das autoridades em relação à precarização da atividade, eles prometem uma manifestação na manhã desta sexta-feira, 14, no Paço Municipal. Os cooperados querem entender os motivos da secretaria de serviços públicos não contratarem os grupos para a execução dos serviços de reciclagem.

Além disso, grande parte deles alega que não recebeu nenhum auxílio do município durante os meses de quarentena. Representante de uma cooperativa, que se identificou apenas como Cecília, disse que o poder público municipal não levou em consideração a atividade que é exercida pelos trabalhadores. Ela criticou as promessas que são feitas ao longo dos anos e que nunca foram cumpridas. “O que eu acho, é só politicagem. Porque eles pensam que o que nós fazemos não é serviço. Fazem 20 anos que eles só prometem e não cumprem”, afirma.

Em nota, a prefeitura de Campinas informou que atualmente são 12 cooperativas de reciclagem, sendo que duas delas são contratadas pela administração para a coleta e triagem do material. Segundo a administração, as demais cooperativas não são contratadas porque não apresentaram os documentos exigidos. Sobre o auxílio durante a pandemia, a prefeitura alega que os cooperados recebem cestas básicas, Cartão Nutrir e Auxílio Emergencial.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.