Corte na Selic favorece construção civil

Arquivo

Para o professor de Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Agostinho Celso Pascalicchio, o corte de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros reverte a tendência dos últimos meses e favorece os financiamentos.

A medida adotada pelo Comitê de Política Monetária, o Copom, do Banco Central reduziu a Selic de 2,25% para 2% ao ano. Com isso, o momento é bom para quem está construindo, ou negociando um contrato imobiliário.

“Nós estamos revertendo o que observamos no início do ano. E, inclusive, os índices de confiança e de expectativa do mercado da construção civil estão mostrando essa reversão do que vivíamos seis meses atrás”, argumenta.

O corte foi o nono seguido e o quinto anunciado em 2020, o que faz com que o patamar atual seja o menor desde o início da série histórica, em 1996. O resultado deve refletir nas prestações, que podem cair até pela metade.

Além disso, as operações de crédito e os investimentos no mercado imobiliário também devem ficar mais atraentes, o que deve aquecer o setor. Assim, o comportamento do sistema financeiro tende a mudar gradualmente.

“Eu acredito que os sistemas financeiro, de poupança e de empréstimo devem colaborar com os brasileiros nesse processo. Mas a questão, às vezes, não é só o financiamento, mas também o preço das moradias”, pondera Agostinho.

Ainda de acordo com o professor, o programa Minha Casa, Minha Vida, por exemplo, está em processo de retomada na comparação com o ano passado, já que aumentaram os números de residências entregues e financiadas.

O setor estima que a redução de cada ponto porcentual nos juros represente um desconto de 8%. Na simulação de um imóvel de R$ 500 mil com pagamento em 360 meses, a prestação seria 43% menor do que nos cinco anos anteriores.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

bebidas falsas Americana

Bebidas apreendidas em Americana vão passar por perícia para identificar metanol

“Fechamos um ciclo”, destaca delegado da PF ao avaliar Operação Vareio nesta terça (30)

Polícia Civil fecha fábrica clandestina de bebidas em Americana

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.