Ouça ao vivo

Curados da covid mantém positivo, mas não transmitem

Foto: Reprodução

O PCR covid pode se manter positivo por algumas semanas, devido a resquícios virais na mucosa respiratória de quem teve a doença, mas isso não significa que a pessoa foi reinfectada, nem que ainda esteja disseminando o vírus. A afirmação é do médico patologista clínico e gestor do grupo Sabin, Alex Galoro. De acordo com ele, os últimos estudos demonstraram que o vírus se mantém ativo por cerca de 10 a 14 dias, porém, a pessoa curada desenvolve imunidade o que impede um reinfecção.

O medico patologista  faz questão de frisar, que segundo a OMS, os pacientes graves continuam transmitindo o vírus até três semanas apos a recuperação. Quanto aos assintomáticos eles continuam sendo grandes fontes do aumento no numero de casos, pois, acabam não quebrando a cadeia de transmissão.

Os indicadores da Covid-19 da Secretaria de Saúde do Estado mostram tendencia de queda na disseminação do vírus, porém a manutenção de uma etiqueta sanitária é fundamental e não for cumprida pela população, em um período de duas semanas os números de contaminados tendem a aumentar.

Na opinião do patologista clinico Alex Galoro ,com a chegada das vacinas o coronavírus vai continuar circulando na população, mas não irá causar os mesmos estragos. Ele acredita que  há grande possibilidade de aplicar reforço da vacina, porém as respostas só serão conhecidas ao longo do tempo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.