Falências disparam durante a pandemia

Foto: Valéria Hein

Um levantamento nacional feito pela Boa Vista SCPC aponta um aumento de 28,9% no numero de falências registradas no mês de junho na comparação feita com o mês anterior.  Na mesma base de comparação, os pedidos de recuperação judicial avançaram 82,2%, enquanto as falências decretadas e as recuperações judiciais deferidas subiram 93% e 103,3%, respectivamente.

Os índices segundo o advogado especialista em recuperação empresarial, Felipe Granito, estão diretamente ligados a crise financeira provocada pelo novo coronavírus. De acordo com ele as empresas vinha registrando uma leve recuperação de crises passadas com o de 2014 e com a chegada da pandemia a situação se tornou praticamente impossível para muitas.

Em alguns setores os reflexos serão sentidos em até 12 meses, já em outros, como os de serviços, bares e restaurantes o efeito foi imediato para grande parte. De acordo com o especialista, a recuperação judicial é o ultimo recurso que deve ser usado, porém essa medida acaba sendo utilizada apenas pelas grandes empresas. Entre os pequenas e média a alternativa para muitos acabou sendo o encerramento das atividades.

De acordo com o advogado, Felipe Granito, é possível recuperar a saúde financeira sem a necessidade de chegar ao ponto de pedir recuperação judicial, por meio de estratégia adequada e também renegociação de dívidas. Dentro das estrategias de recuperação empresarial o advogado explica, que é comum conseguir a recuperação quando o endividamento não ultrapassa cinco vezes o faturamento mensal da empresa.Em sua opinião, a crise provocada pela pandemia ainda é incerta, porém, com muitas expectativas diante da criação de vacinas contra o Covid-19. Mesmo assim o endividamento vai se prolongar e em sua opinião, o Estado, o mercado imobiliário e principalmente o mercado financeiro terão que tomar medidas concretas para possibilitar a recuperação econômica das empresas.

 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Justiça condena bolivianos flagrados expelindo drogas do corpo em Limeira

Governo estuda retomar horário de verão neste ano

Operação no Centro prende cinco e apreende mais de 300 celulares sem procedência em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.