Falências disparam durante a pandemia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Valéria Hein

Um levantamento nacional feito pela Boa Vista SCPC aponta um aumento de 28,9% no numero de falências registradas no mês de junho na comparação feita com o mês anterior.  Na mesma base de comparação, os pedidos de recuperação judicial avançaram 82,2%, enquanto as falências decretadas e as recuperações judiciais deferidas subiram 93% e 103,3%, respectivamente.

Os índices segundo o advogado especialista em recuperação empresarial, Felipe Granito, estão diretamente ligados a crise financeira provocada pelo novo coronavírus. De acordo com ele as empresas vinha registrando uma leve recuperação de crises passadas com o de 2014 e com a chegada da pandemia a situação se tornou praticamente impossível para muitas.

Em alguns setores os reflexos serão sentidos em até 12 meses, já em outros, como os de serviços, bares e restaurantes o efeito foi imediato para grande parte. De acordo com o especialista, a recuperação judicial é o ultimo recurso que deve ser usado, porém essa medida acaba sendo utilizada apenas pelas grandes empresas. Entre os pequenas e média a alternativa para muitos acabou sendo o encerramento das atividades.

De acordo com o advogado, Felipe Granito, é possível recuperar a saúde financeira sem a necessidade de chegar ao ponto de pedir recuperação judicial, por meio de estratégia adequada e também renegociação de dívidas. Dentro das estrategias de recuperação empresarial o advogado explica, que é comum conseguir a recuperação quando o endividamento não ultrapassa cinco vezes o faturamento mensal da empresa.Em sua opinião, a crise provocada pela pandemia ainda é incerta, porém, com muitas expectativas diante da criação de vacinas contra o Covid-19. Mesmo assim o endividamento vai se prolongar e em sua opinião, o Estado, o mercado imobiliário e principalmente o mercado financeiro terão que tomar medidas concretas para possibilitar a recuperação econômica das empresas.

 

Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

COVID-19

Casos de coronavírus em Campinas
0
CURADOS
0
CONFIRMADOS
0
INVESTIGADOS
0
MORTES
Play Video

Ao vivo

CBN Campinas

99,1 FM

Mais recentes

Colunas

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Siga-nos

Veja também