Faturamento fica em 40% na reabertura dos shoppings

Dois meses após a retomada gradual das atividades nos shoppings de São Paulo, o faturamento dos lojistas está em torno de 30% a 40% do valor anterior ao início da pandemia. É o que mostram os dados da Associação Brasileira dos Lojistas de Shopping, a ALSHOP. 

O faturamento reduzido se deve às restrições de horário e receio do consumidor para voltar a comprar. Reflexo dessa situação, ao menos 24 mil vagas de trabalho foram extintas e 3.200 estabelecimentos fecharam as portas nos centros de compras. 

Em conjunto com outras entidades ligadas ao comércio, a ALSHOP defende a ampliação do horário comercial, atualmente restrito a seis horas diárias. É o que explica o presidente da ALSHOP, Nabil Sahyoun.

Diante disso, a associação liderou a criação do Instituto Unidos Pelo Brasil, que integra outras 20 entidades e 60 empresários que apoiam a geração de empregos e renda neste momento de retomada. 

Para Nabil, decisões nas mãos de prefeitos e governadores agravaram os prejuízos à economia. 

Consumidores se habituaram às compras online. Para atrair público, os shoppings precisaram criar drive-thru e drive in. De acordo com uma pesquisa da FX Retail Analytics, a queda do fluxo de pessoas foi de 75% em junho deste ano, em comparação com o mesmo período de 2019. 

Em maio, quando todo o comércio não essencial estava fechado, a queda foi de 90%. Em julho, com a flexibilização, o aumento foi de 126% se comparado com maio e junho. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Ônibus invade loja após motorista passar mal em Campinas

Toyota anuncia retomada gradual da produção em Indaiatuba após incêndio em fábrica de motores

Operação flagra esquema de falsificação de cerveja em condições insalubres em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.