Faturamento fica em 40% na reabertura dos shoppings

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Dois meses após a retomada gradual das atividades nos shoppings de São Paulo, o faturamento dos lojistas está em torno de 30% a 40% do valor anterior ao início da pandemia. É o que mostram os dados da Associação Brasileira dos Lojistas de Shopping, a ALSHOP. 

O faturamento reduzido se deve às restrições de horário e receio do consumidor para voltar a comprar. Reflexo dessa situação, ao menos 24 mil vagas de trabalho foram extintas e 3.200 estabelecimentos fecharam as portas nos centros de compras. 

Em conjunto com outras entidades ligadas ao comércio, a ALSHOP defende a ampliação do horário comercial, atualmente restrito a seis horas diárias. É o que explica o presidente da ALSHOP, Nabil Sahyoun.

Diante disso, a associação liderou a criação do Instituto Unidos Pelo Brasil, que integra outras 20 entidades e 60 empresários que apoiam a geração de empregos e renda neste momento de retomada. 

Para Nabil, decisões nas mãos de prefeitos e governadores agravaram os prejuízos à economia. 

Consumidores se habituaram às compras online. Para atrair público, os shoppings precisaram criar drive-thru e drive in. De acordo com uma pesquisa da FX Retail Analytics, a queda do fluxo de pessoas foi de 75% em junho deste ano, em comparação com o mesmo período de 2019. 

Em maio, quando todo o comércio não essencial estava fechado, a queda foi de 90%. Em julho, com a flexibilização, o aumento foi de 126% se comparado com maio e junho. 

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