Ouça ao vivo

Faturamento fica em 40% na reabertura dos shoppings

Dois meses após a retomada gradual das atividades nos shoppings de São Paulo, o faturamento dos lojistas está em torno de 30% a 40% do valor anterior ao início da pandemia. É o que mostram os dados da Associação Brasileira dos Lojistas de Shopping, a ALSHOP. 

O faturamento reduzido se deve às restrições de horário e receio do consumidor para voltar a comprar. Reflexo dessa situação, ao menos 24 mil vagas de trabalho foram extintas e 3.200 estabelecimentos fecharam as portas nos centros de compras. 

Em conjunto com outras entidades ligadas ao comércio, a ALSHOP defende a ampliação do horário comercial, atualmente restrito a seis horas diárias. É o que explica o presidente da ALSHOP, Nabil Sahyoun.

Diante disso, a associação liderou a criação do Instituto Unidos Pelo Brasil, que integra outras 20 entidades e 60 empresários que apoiam a geração de empregos e renda neste momento de retomada. 

Para Nabil, decisões nas mãos de prefeitos e governadores agravaram os prejuízos à economia. 

Consumidores se habituaram às compras online. Para atrair público, os shoppings precisaram criar drive-thru e drive in. De acordo com uma pesquisa da FX Retail Analytics, a queda do fluxo de pessoas foi de 75% em junho deste ano, em comparação com o mesmo período de 2019. 

Em maio, quando todo o comércio não essencial estava fechado, a queda foi de 90%. Em julho, com a flexibilização, o aumento foi de 126% se comparado com maio e junho. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.