Ouça ao vivo

Passe gratuito a idosos desagrada geriatra

Foto: Leandro Las Casas

A partir desta segunda-feira dia, 31 de agosto, o Bilhete Único do Idoso volta a ser liberado para uso no transporte público em Campinas. A medida não agradou geriatra que preside entidade representativa da classe médica na cidade.

O passe, que garante o acesso gratuito de pessoas com mais de 65 anos pela porta da frente dos coletivos, estava vetado desde o inicio da quarentena decretada, em março, pelo Governo do Estado. A medida foi adota, pois, os idosos fazem parte do grupo de risco de contrair e evoluir a Covid-19 para a fase mais grave da doença.

Segundo os dados estatísticos da Prefeitura, em Campinas, a população idosa é de 160 mil pessoas. Deste total, 89 mil são cadastrados na Emdec.

O secretário municipal de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, explicou que a lei garante o embarque dos idosos no transporte público mesmo sem o bilhete único, porém, em Campinas ele é obrigado a entrar pela porta do meio, o que representa maior risco de contato com outras pessoas e consequentemente de contrair o coronavírus.

Um levantamento feito pela Emdec, de acordo com o secretário, contatou que durante o período de pandemia os idosos precisam utilizar o sistema, principalmente para ir a consultas médicas. Apesar da liberação do passe, a recomendação do secretario aos idosos é usar o beneficio somente quando necessário.

Para a médica geriatra, Fátima Bastos, Presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, a medida causa preocupação pois a pandemia continua. Ela também recomenda o uso do transporte público somente quando necessário e nesse caso adotar de forma correta todas as medidas de segurança a saúde.

Outra recomendação da médica geriatra para os idosos que necessitam utilizar o sistema de transporte público é evitar os horários de  pico. Para ela, a medida adotada em Campinas poderia ter sido adiada, mas, concorda com a necessidade. A medica explicou que muitos idosos estão deixando de ir aos consultórios médicos durante este período de pandemia, o que é um erro pois acaba agravando a situação de saúde principalmente a dos portadores de doenças cronicas.

Além do bilhete único do idoso, a Emdec liberou também a partir desta segunda-feira, dia 31, o bilhete de transporte universitário, que garante desconto na passagem aos estudantes. A medida foi adotada em função da volta das aulas presenciais no ensino superior.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.