Ouça ao vivo

Lojas desativadas chamam a atenção em shoppings

Após a ampliação do horário de funcionamento em virtude da evolução do Plano São Paulo, os shoppings de Campinas não registraram um movimento muito grande nesta segunda-feira, 10. O fato que mais chamou atenção é que um número significativo de estabelecimentos fecharam as portas definitivamente, principalmente no setor de alimentação. Na fase amarela do plano de reabertura econômica, os shoppings de toda a região podem funcionar por seis horas diárias, seguindo os protocolos de prevenção ao contágio do novo coronavírus.

Nesta etapa, os restaurantes e praças de alimentação podem funcionar com restrições, mas parte dos estabelecimentos optaram por permanecer fechados neste momento. Além daqueles que aguardam um momento melhor para reabrir, há alguns empresários que não suportaram a crise econômica decorrente da pandemia e encerraram suas atividades. Frequentador de alguns shoppings de Campinas, o jornalista da CBN Leonardo Cassano se assustou com o que viu nos últimos dias. Ele relata o sentimento ruim de ver que tantos estabelecimentos acabaram fechando de vez. “É muito triste quando você vai em shoppings que você frequenta bastante e vê várias lojas fechadas. O segmento de alimentação foi um dos que mais eu percebi que fechou as portas. É muito triste saber que as pessoas perderam os empregos, os empreendedores que investiram o dinheiro de uma vida para construir uma loja, uma franquia ou algo assim e agora fecharam”, relata.

Tristeza também é a palavra que resume o pensamento de Raul Perez, que disse acompanhar o drama vivido pelas lojas e seus funcionários durante a pandemia. “Está todo mundo triste, entendeu? Estão desmontando as lojas, os funcionários chorando. É bem complicado”, resume. O presidente da comissão de shoppings da OAB Campinas, Gustavo Maggioni, já alertava para o elevado número de lojas que fecharam definitivamente suas portas.  Segundo ele, até a reabertura do comércio ainda na fase laranja, mais de 100 estabelecimentos haviam encerrado suas atividades. “Nós já vínhamos monitorando desde o começo da pandemia, no fechamento dos shoppings até a semana anterior a reabertura na fase laranja. Foram mais de 100 lojas fechadas só na cidade de Campinas. É um número expressivo na cidade, que preocupar o setor. E ainda há o temor das pessoas em frequentar esses shoppings da cidade”, disse.

Neste momento, os shoppings de Campinas podem funcionar por seis horas diárias. Os estabelecimentos estão abrindo em horários diferentes, das 12 horas às 18 horas ou das 15 horas às 21 horas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.