As transações de compra e venda de imóveis usados registram aumento na primeira quinzena de agosto para 60% das imobiliárias da capital paulista e de cidades do Estado de São Paulo. O índice relacionado as últimas semanas do mês anterior, foi divulgado pelo Secovi, o Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo.
De acordo com a Diretora regional do Secovi Campinas, Kelma Camargo, a entidade está preparando uma pesquisa de mercado referente a região. A previsão de divulgação do trabalho é para o final de setembro, mas, ela já adianta que o crescimento também vem sendo registrado na região metropolitana.
Neste período de crise provocada pela pandemia da Covid-19 o aumento nas transações imobiliárias, segundo Kelma Camargo, tem sido gradativo e modesto. Ela acredita que os índices positivos devem acompanhar a evolução das medidas de flexibilização da economia.
De acordo com a Diretora regional do Secovi, o reflexo positivo desse crescimento, ainda modesto, pode ser notado nas campanhas publicitárias. Ela acrescenta que durante este período de pandemia a procura maior tem sido por imóveis menores. Kelma Camargo faz questão de salientar que a industria da construção civil sempre foi uma ancora na geração de empregos diretos e indiretos, pois, dentro da cadeia produtiva movimenta os mais diferentes setores da economia.