Ouça ao vivo

Morre ex-maestro da Sinfônica de Campinas

Imagem: Facebook

Faleceu nesta segunda-feira, aos 86 anos, o maestro Benito Juarez, regente e diretor da Orquestra Sinfônica de Campinas durante 25 anos, entre 1975 e 2000. O maestro também fundou o departamento de música e a Orquestra Sinfônica da Unicamp, além de ministrar aulas de regência na instituição.

A morte de Juarez foi confirmada pelo filho dele, André Juarez, que também é músico. O maestro estava vivendo em uma clínica para idosos na capital paulista. A causa do falecimento não foi divulgada.

Mineiro de Januária, Benito nasceu em 17 de novembro de 1933, e atuou decisivamente na popularização da música clássica no Brasil. Ele também foi um dos fundadores do Coral da USP em 1967, e recebeu vários prêmios ao longo da carreira.

O Prefeito de Campinas, Jonas Donizette, lamentou a morte do maestro, e destacou a importância dele para a cidade. Jonas lembrou ainda da atuação do maestro no movimento das “Diretas Já”, e destacou um concerto histórico realizado dentro da campanha popular, ocorrida na década de 1980. Foi decretado luto oficial de três dias em Campinas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.