Ouça ao vivo

Na fase amarela, restaurantes poderão abrir até 22h

O governo de São Paulo vai publicar um decreto nesta quinta-feira, 06, que autoriza o funcionamento de bares, restaurantes e similares até as 22 horas nas cidades que estejam na fase amarela do Plano São Paulo há pelo menos 14 dias. Com a decisão, tomada após avaliação do Centro de Contingência do Covid-19, os estabelecimentos poderão ter funcionamento diário de até seis horas por dia, podendo o tempo ser corrido ou fracionado.

Além disso, os salões poderão contar com até 40% de sua capacidade e todos os clientes terão que estar sentados. O estado informou que em hipótese alguma será permitido o atendimento a consumidores que estejam de pé. Inicialmente, os estabelecimentos em municípios na fase amarela poderiam abrir por seis horas seguidas, mas com atendimento até as 17 horas.

Com o novo decreto, os restaurantes poderão abrir no almoço e no jantar, por exemplo, desde que não excedam as seis horas de funcionamento permitidas. Além disso, eles poderão ficar abertos até mais tarde. Com o provável avanço da região de Campinas no plano nesta sexta-feira, 07, o decreto passaria a valer para os municípios no dia 21 deste mês, se a área permanecer na fase amarela por todo esse período.

O governador João Doria disse que a alteração nas diretrizes do plano estão amparadas numa análise criteriosa feita pelo Centro de Contingência do Coronavírus.  Segundo ele, a reabertura dos restaurantes no estado não impactou no avanço da pandemia. “Depois de uma rigorosa análise do Centro de Contingência do Covid-19, constatou-se que não houve impacto negativo nos indicadores epidemiológicos com a retomada gradual do consumo em restaurantes localizados em regiões que estão na fase amarela do plano São Paulo. A partir desta constatação, o governo do estado vai publicar um decreto nesta quinta-feira, que autoriza a abertura de restaurantes, padarias e estabelecimentos de alimentação até as 22 horas”, afirmou.

Os estabelecimentos também receberão a recomendação de fazerem reservas antecipadas para atenderem os clientes. No início desta semana, o governo de São Paulo admitiu a possibilidade da região de Campinas passar para a fase amarela do plano, já que vem apresentando uma redução importante na taxa de ocupação de leitos de UTI.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.