Ouça ao vivo

Restaurantes de Campinas reabrem após 139 dias

Foto: Divulgação/Giovannetti

Com perspectiva de recuperação, os bares e restaurantes de Campinas reabrem neste sábado, 08, após um período de 139 dias fechados por causa da pandemia. Com a mudança da região para a fase amarela, a reabertura com restrições se tornou um alento para um dos setores mais prejudicados pela crise de saúde. Deste modo, os estabelecimentos poderão atender até 40% de sua capacidade, com os clientes todos sentados e funcionamento de seis horas diárias, com limite até as 17 horas.

Nesta semana, o governador João Doria, assinou um decreto que permite que o atendimento na fase amarela ocorra até as 22 horas, mas a cidade deverá ter no mínimo 14 dias seguidos nesse estágio do plano. Deste modo, o funcionamento noturno em Campinas só poderá ocorrer a partir do dia 21, caso não haja regressão de fase. De todo modo, neste primeiro momento não são todos os estabelecimentos que vão arriscar uma reabertura.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na RMC, Matheus Mason, afirma que existem locais que dependem da atividade noturna para faturar. Ele cita os restaurantes de culinária japonesa, que tem grande parte de seu público no período da noite. “A gente estava tentando que tivesse um horário de três horas, das 19h às 22h, para os restaurantes abrirem no noturno. A gente não conseguiu neste momento, só daqui a 14 dias. Pizzarias e muitos restaurantes de comida japonesa, por exemplo, faturam no período noturno. Parte desses estabelecimentos, a gente fez uma pesquisa no começo da semana, não vão abrir agora. 25% deles vão esperar um pouco mais para abrirem a noite”, explicou.

A expectativa da Abrasel é de que os restaurantes possam ter um faturamento de 30% a 35%, como foi registrado em outras regiões do Brasil que já tinham reaberto os bares e restaurantes.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.