Sem data, Unicamp apresenta plano de retorno

Foto: Antoninho Perri

A Universidade Estadual de Campinas apresentou um plano para a retomada gradual das atividades, que foram suspensas por causa da pandemia do novo coronavírus. Ainda sem uma data definida para o início do retorno das atividades presenciais, a Unicamp vai priorizar as aulas remotas durante todo semestre. Inicialmente, o planejamento seguirá as determinações dos protocolos desenvolvidos pelo governo do estado, que autorizaria a retomada das aulas presenciais após a cidade permanecer por pelo menos quatro semanas na fase amarela do Plano SP.

Deste modo, as aulas presenciais não poderiam começar antes de setembro. O retorno deverá acontecer para um contingente de 20% dos funcionários da universidade, que passarão por treinamentos. Depois, mais 20% dos trabalhadores voltarão, para só depois os primeiros alunos retomarem a atividades presenciais na universidade. A Unicamp vai priorizar as atividades remotas durante todo o semestre e o retorno será prioritário para os alunos que precisam de aulas práticas para a conclusão de cursos. De todo modo, dificilmente haverá retorno de todos os estudantes neste ano.

De acordo com o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, o retorno precisa ser muito minucioso, para garantir a segurança de alunos e funcionários. Ele garante que não haverá pressa e que o processo será demorado. É uma operação muito complexa, que vai requerer um pouco de tempo e portanto a gente vai ter muito cuidado para poder voltar com toda a tranquilidade e segurança”, disse.

Outro ponto importante ressaltado pelo reitor é que a retomada das atividades depende da região permanecer no mínimo, na fase amarela do Plano São Paulo. Segundo Marcelo Knobel, se em algum momento a área administrativa de Campinas retornar para a fase laranja, o retorno gradual será sumariamente interrompido. Nós estamos planejando aí um retorno muito cuidadoso e gradual. E vale ressaltar que só estaremos seguros e tranquilos enquanto a situação estiver na fase amarela, como o mínimo. Se acontecer qualquer situação, em qualquer momento, da gente passar para uma fase laranja, tudo é interrompido e voltamos à estaca zero”, afirma.

Todas as pessoas, funcionários ou alunos, que retornarem às atividades presenciais na Unicamp serão testados contra a covid-19 gratuitamente. As determinações do plano de retomada das atividades presenciais da Unicamp têm validade para todos os campi da universidade.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Feirão de Emprego de Campinas oferece mais de 900 vagas nesta sexta-feira, com 250 contratações imediatas

Quadrilha que roubava eletrônicos de ônibus é detida em Monte Mor

Riso que cura: projeto leva arte e acolhimento ao Hospital da PUC-Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.