Ouça ao vivo

Sem data, Unicamp apresenta plano de retorno

Foto: Antoninho Perri

A Universidade Estadual de Campinas apresentou um plano para a retomada gradual das atividades, que foram suspensas por causa da pandemia do novo coronavírus. Ainda sem uma data definida para o início do retorno das atividades presenciais, a Unicamp vai priorizar as aulas remotas durante todo semestre. Inicialmente, o planejamento seguirá as determinações dos protocolos desenvolvidos pelo governo do estado, que autorizaria a retomada das aulas presenciais após a cidade permanecer por pelo menos quatro semanas na fase amarela do Plano SP.

Deste modo, as aulas presenciais não poderiam começar antes de setembro. O retorno deverá acontecer para um contingente de 20% dos funcionários da universidade, que passarão por treinamentos. Depois, mais 20% dos trabalhadores voltarão, para só depois os primeiros alunos retomarem a atividades presenciais na universidade. A Unicamp vai priorizar as atividades remotas durante todo o semestre e o retorno será prioritário para os alunos que precisam de aulas práticas para a conclusão de cursos. De todo modo, dificilmente haverá retorno de todos os estudantes neste ano.

De acordo com o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, o retorno precisa ser muito minucioso, para garantir a segurança de alunos e funcionários. Ele garante que não haverá pressa e que o processo será demorado. É uma operação muito complexa, que vai requerer um pouco de tempo e portanto a gente vai ter muito cuidado para poder voltar com toda a tranquilidade e segurança”, disse.

Outro ponto importante ressaltado pelo reitor é que a retomada das atividades depende da região permanecer no mínimo, na fase amarela do Plano São Paulo. Segundo Marcelo Knobel, se em algum momento a área administrativa de Campinas retornar para a fase laranja, o retorno gradual será sumariamente interrompido. Nós estamos planejando aí um retorno muito cuidadoso e gradual. E vale ressaltar que só estaremos seguros e tranquilos enquanto a situação estiver na fase amarela, como o mínimo. Se acontecer qualquer situação, em qualquer momento, da gente passar para uma fase laranja, tudo é interrompido e voltamos à estaca zero”, afirma.

Todas as pessoas, funcionários ou alunos, que retornarem às atividades presenciais na Unicamp serão testados contra a covid-19 gratuitamente. As determinações do plano de retomada das atividades presenciais da Unicamp têm validade para todos os campi da universidade.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.