SP lança oito editais para programas culturais

O governo de São Paulo apresentou um novo pacote de incentivos à cultura e a economia criativa, com a publicação de oito novos editais de programas culturais na área de audiovisual e atividade artística. Ao todo, serão R$ 177 milhões em programas de incentivo, que devem gerar 154 mil empregos no setor. Paralisado desde a segunda semana de março, o setor cultural praticamente viu sua receita zerar de um dia para o outro, com o cancelamento de apresentações e eventos.

Paralelo a isso, houve o boom das apresentações virtuais, insuficientes para sequer minimizar as perdas registradas no período. Com os cinco meses de paralisação, o governo estima que levará um período de 16 a 20 meses para que o setor se recupere totalmente dos efeitos da pandemia. A estimativa é de que as perdas ultrapassem os R$ 34 bilhões, afetando diretamente 1,5 milhão de profissionais da área. Com os novos editais, o governo paulista pretende acelerar a recuperação do setor, que ainda está paralisado.

Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, os investimentos que estão sendo direcionados ao setor são importantes nesta fase de retomada. Ele afirma que é necessário olhar com atenção para o setor, que traz contribuições importantes para o desenvolvimento do estado. “É o maior programa de fomento a cultura em âmbito estadual e no Brasil, e um investimento recorde no estado de São Paulo. E isso acontece por conta do compromisso do governo do estado de São Paulo, com o nosso setor cultural criativo, que já contribui imensamente para o desenvolvimento do nosso estado”, afirma.

O interessado em saber mais detalhes sobre os editais lançados pelo estado como forma de incentivo às produções culturais, pode acessar o site da secretaria. O endereço eletrônico é o www.cultura.sp.gov.br.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Artur Nogueira recebe encontro nacional de radioamadores no dia 12 de outubro

Câmeras flagram torcedores pulando catracas do BRT Jardim Londres

Itatiba prorroga prazo do Refis 2025 até 9 de novembro

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.