Ouça ao vivo

SP unifica e reabre Poupatempo e Detran no dia 19

Foto: Divulgação

O governo de São Paulo anunciou que vai unificar os serviços prestados pelo Poupatempo e pelo Detran em um único local. A partir de agora, as duas agências funcionarão no mesmo espaço físico, prestando os mesmos serviços. Com isso, as agências do Detran serão transformadas em Poupatempo e os serviços oferecidos pelas duas unidades serão somados, chegando a um total de 133.

O estado confirmou que o novo sistema será aberto para a população na próxima quarta-feira, 19 de agosto, para todas as cidades que estejam nas fases laranja e amarela do Plano São Paulo. Com a unificação, as agências do Detran serão transformadas em Poupatempo, e a expectativa é que em dois anos, o número de unidades quadruplique, passando das atuais 75 para 340.

O anúncio foi feito pelo vice-governador, Rodrigo Garcia, que passa a conduzir as coletivas de imprensa no Palácio dos Bandeirantes durante o afastamento do governador João Doria, diagnosticado com covid-19. Segundo ele, a reabertura das unidades unificadas prevista para o dia 19 já será no novo modelo. “Nós reabriremos naquelas cidades da fase laranja e da fase amarela os postos do Poupatempo. E eles já serão abertos dentro deste novo modelo, incorporando os serviços do Detran nestes postos do Poupatempo”, afirma.

O presidente do Detran de São Paulo, Ernesto Mascellani Neto, explica que os serviços digitais oferecidos pelas duas unidades também serão unificados em um único aplicativo. Segundo ele, com a unificação, haverá uma integração maior dos serviços, facilitando a vida da população. “É economizar para o cidadão. Incluir o cidadão em tudo aquilo que é oferecido. Ser muito mais ágil, integrar as iniciativas do governo do estado, integrar a oferta de serviços. E esse anúncio hoje, de integração de Detran e Poupatempo, é nesse espírito e nesse sentido. E acima de tudo facilitar para que o cidadão acesse esses serviços públicos”, explica.

Em Campinas, o estado fechou a agência central do Poupatempo, que ficava na Avenida Francisco Glicério. Deste modo, a cidade ficou apenas com a unidade localizada no Campinas Shopping, onde também fica a agência do Detran. Porém, o estado não explicou como ficaria a situação no caso da cidade, se seriam duas agências do Poupatempo funcionando no mesmo local ou se uma delas seria fechada. A CBN entrou em contato com o governo do estado e ainda não recebeu resposta sobre o questionamento.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.