“Tobacco Road”, o sucesso que nunca virou hit

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Quando artistas de gêneros variados resolvem gravar a mesma música, logo imagina-se que ela tenha sido um grande sucesso no passado. Pois esse não é o caso de "Tobacco Road". Ela nunca esteve no topo de nenhuma lista das mais tocadas. As melhores posições foram conquistadas com a versão do Nashville Teens.

Quando artistas de gêneros variados resolvem gravar a mesma música, logo imagina-se que ela tenha sido um grande sucesso no passado. Pois esse não é o caso de Tobacco Road. Ela nunca esteve no topo de nenhuma lista das mais tocadas. As melhores posições foram conquistadas com a  versão do Nashville Teens, grupo britânico que não passou da década de 60.

Em mais de 40 anos de carreira, o cantor Lou Rawls circulou entre o jazz e o soul, chegou até a ficar conhecido em muitos países por causa de clássicos românticos no final dos anos 70. Ele tinha tanta classe e uma voz tão suave que foi elogiada por  ninguém menos que Frank Sinatra

O Americano John D. Loudermilk é o autor de Tobacco Road e foi também o primeiro a gravá-la, em 1960. Embora tenha lançado alguns discos, ele é mais reconhecido como compositor. Mesmo sendo um desconhecido aqui no Brasil, vale dizer que o sucesso da Jovem Guarda, o Calhambeque, eternizado por Roberto Carlos, é verão de uma música de Loudermilk. Retomando a Tobacco Road, ela conta a história de uma criança pobre que luta pela sobrevivência após perder a mãe e ver  o pai se transformar em alcoólatra. A vontade de sair dessa região chamada Estrada Tobacco é movida pelo desejo de ganhar dinheiro e voltar um dia para melhorar as condições do local.

 

John D. Loudermilk autor de Tobacco Road

 

Tobacco Road é, sem dúvida, a mais emblemática composição de John D. Loudermilk. Não bastasse ela já ter sido gravada por mais de cem artistas, foi a última  música música tocada em público por Jimi Hendrix, um dia antes de morrer, quando foi chamado ao  palco por Eric Burdon e se juntou aos músicos do War.

 

Acompanhe esta edição sobre a canção Tobacco Road

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

produção

Walmir Bortoletto

edição

Paulo Girardi

Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

COVID-19

Casos de coronavírus em Campinas
0
CURADOS
0
CONFIRMADOS
0
INVESTIGADOS
0
MORTES
Play Video

Ao vivo

CBN Campinas

99,1 FM

Mais recentes

Colunas

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Siga-nos

Veja também

Cinemas e streaming voltam a dividir as atenções

Com Millie Bobby Brown, Helena Bonham Carter e Henry Cavill no elenco, “Enola Holmes” é o destaque na Netflix e chega após algumas polêmicas com os responsável pelas obras de “Sherlock Holmes”. Na Amazon, uma série documental é a aposta. Enquanto isso, “Magnatas do Crime” é o destaque nas salas de cinema de Campinas para o fim de semana.

Sesc Campinas lança 3ª edição do “Canção Quebrada”

O projeto é uma iniciativa que traz a proposta de composições de obras musicais inéditas por artistas de Campinas durante esse período de pandemia do novo coronavírus. Nesta edição, nove músicos do cenário campineiro participam do evento: Bruna Duarte, Bruna Takeuti, Felipe Silveira, Luciana Viana, Mauricio Cajueiro, Osmário Marinho, Ricardo Matsuda, Rodrigo Duarte e Vinícius Corilow.

Cinemas voltam em Campinas com novos protocolos

Muitos cinemas de Campinas voltaram a abrir depois de meses fechados por conta do novo coronavírus. Nesta fase de reabertura, alguns protocolos são necessários, como o uso de máscaras nas áreas comuns e o incentivo aos meios digitais nos pagamentos.

Somebody to love o sucesso da banda Jefferson Airplane

Em 1967 a contracultura ganhava força nos Estados Unidos. A juventude  Hippie fazia o sinal da paz e protestava contra a guerra do Vietnã O gênero que servia de trilha sonora era o folk, mas já com influencia da guitarra no rock. E nessa linha entra Somebody to Love do grupo Jefferson Airplane.