“Tobacco Road”, o sucesso que nunca virou hit

Quando artistas de gêneros variados resolvem gravar a mesma música, logo imagina-se que ela tenha sido um grande sucesso no passado. Pois esse não é o caso de Tobacco Road. Ela nunca esteve no topo de nenhuma lista das mais tocadas. As melhores posições foram conquistadas com a  versão do Nashville Teens, grupo britânico que não passou da década de 60.

Em mais de 40 anos de carreira, o cantor Lou Rawls circulou entre o jazz e o soul, chegou até a ficar conhecido em muitos países por causa de clássicos românticos no final dos anos 70. Ele tinha tanta classe e uma voz tão suave que foi elogiada por  ninguém menos que Frank Sinatra

O Americano John D. Loudermilk é o autor de Tobacco Road e foi também o primeiro a gravá-la, em 1960. Embora tenha lançado alguns discos, ele é mais reconhecido como compositor. Mesmo sendo um desconhecido aqui no Brasil, vale dizer que o sucesso da Jovem Guarda, o Calhambeque, eternizado por Roberto Carlos, é verão de uma música de Loudermilk. Retomando a Tobacco Road, ela conta a história de uma criança pobre que luta pela sobrevivência após perder a mãe e ver  o pai se transformar em alcoólatra. A vontade de sair dessa região chamada Estrada Tobacco é movida pelo desejo de ganhar dinheiro e voltar um dia para melhorar as condições do local.

 

John D. Loudermilk autor de Tobacco Road

 

Tobacco Road é, sem dúvida, a mais emblemática composição de John D. Loudermilk. Não bastasse ela já ter sido gravada por mais de cem artistas, foi a última  música música tocada em público por Jimi Hendrix, um dia antes de morrer, quando foi chamado ao  palco por Eric Burdon e se juntou aos músicos do War.

 

Acompanhe esta edição sobre a canção Tobacco Road

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

produção

Walmir Bortoletto

edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Remake de Superman estreia com novos elementos em relação ao original

Jaguariúna sedia evento em lembrança à Revolução Constitucionalista de 1932

Festa do Divino, em Piracicaba, começa neste domingo

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Remake de Superman estreia com novos elementos em relação ao original

A franquia Superman já tem quase 50 anos do primeiro filme, com Christopher Reeve. Antes, já havia live-action do Homem de Aço desde 1948. Foram filmadas sequências e relançamentos do roteiro original, com adaptações para cada época, como em 2006. Esta semana, mais um filme do herói estreia, dirigido por James Gunn e protagonizado por David Corenswet. Nesta história, o chamado de Superman será colocado à prova através de uma série de aventuras épicas, diante de uma sociedade que enxerga os valores de justiça dele como antiquados. 

Jaguariúna sedia evento em lembrança à Revolução Constitucionalista de 1932

A cidade de Jaguariúna recebe nesta terça-feira, 9 de julho, um evento em homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932. A programação começa às 9h30 no Centro Cultural e é gratuita. Organizado pela Associação Brasileira de Preservadores de Viaturas Militares (ABPVM), com apoio da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e da Prefeitura, o evento contará com a chegada de um trem histórico transportando um canhão da época. Em seguida, haverá desfile de viaturas militares, apresentação da Banda Marcial da EsPCEx, exposições temáticas e atividades educativas.

Festa do Divino, em Piracicaba, começa neste domingo

A 199ª edição da Festa do Divino Espírito Santo de Piracicaba começa neste domingo, com atividades religiosas e culturais que seguem até o dia 13. O evento é realizado pela Irmandade do Divino Espírito Santo e conta com apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Cultura e de Turismo. A programação de abertura tem início às 9h, com a tradicional missa da derrubada e bênção dos barcos, na sede da Irmandade, que fica na rua Moraes Barros, 58, no Centro. A celebração será acompanhada por apresentações da banda União Operária e da Folia do Divino. Ao meio-dia será servida uma feijoada, com apresentação musical de Sandra Rodrigues.

Jaguariúna recebe 35ª Mostra Japão, festa junina com a cultura do Japão

A Mostra Japão chega à 35ª edição com um formato inédito em Jaguariúna: a “Japonina”, mistura entre a cultura japonesa e o clima das festas juninas brasileiras. O evento vai até domingo, no Espaço Boulevard do Centro Cultural, com entrada gratuita. Quem quiser, pode contribuir com 1 quilo de alimento não perecível, que será doado a instituições sociais da cidade. A Mostra deste ano também celebra os 130 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão. A programação mistura pratos típicos das duas culturas, como yakisoba, sushi, tempurá, pamonha, curau e vinho quente. Haverá também concursos de cosplay e de casal caipira, com prêmios em dinheiro para os primeiros colocados.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.