Ouça ao vivo

“Tobacco Road”, o sucesso que nunca virou hit

Quando artistas de gêneros variados resolvem gravar a mesma música, logo imagina-se que ela tenha sido um grande sucesso no passado. Pois esse não é o caso de "Tobacco Road". Ela nunca esteve no topo de nenhuma lista das mais tocadas. As melhores posições foram conquistadas com a versão do Nashville Teens.

Quando artistas de gêneros variados resolvem gravar a mesma música, logo imagina-se que ela tenha sido um grande sucesso no passado. Pois esse não é o caso de Tobacco Road. Ela nunca esteve no topo de nenhuma lista das mais tocadas. As melhores posições foram conquistadas com a  versão do Nashville Teens, grupo britânico que não passou da década de 60.

Em mais de 40 anos de carreira, o cantor Lou Rawls circulou entre o jazz e o soul, chegou até a ficar conhecido em muitos países por causa de clássicos românticos no final dos anos 70. Ele tinha tanta classe e uma voz tão suave que foi elogiada por  ninguém menos que Frank Sinatra

O Americano John D. Loudermilk é o autor de Tobacco Road e foi também o primeiro a gravá-la, em 1960. Embora tenha lançado alguns discos, ele é mais reconhecido como compositor. Mesmo sendo um desconhecido aqui no Brasil, vale dizer que o sucesso da Jovem Guarda, o Calhambeque, eternizado por Roberto Carlos, é verão de uma música de Loudermilk. Retomando a Tobacco Road, ela conta a história de uma criança pobre que luta pela sobrevivência após perder a mãe e ver  o pai se transformar em alcoólatra. A vontade de sair dessa região chamada Estrada Tobacco é movida pelo desejo de ganhar dinheiro e voltar um dia para melhorar as condições do local.

 

John D. Loudermilk autor de Tobacco Road

 

Tobacco Road é, sem dúvida, a mais emblemática composição de John D. Loudermilk. Não bastasse ela já ter sido gravada por mais de cem artistas, foi a última  música música tocada em público por Jimi Hendrix, um dia antes de morrer, quando foi chamado ao  palco por Eric Burdon e se juntou aos músicos do War.

 

Acompanhe esta edição sobre a canção Tobacco Road

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

produção

Walmir Bortoletto

edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Zeca Pagodinho faz show em Campinas; confira

A turnê do cantor Zeca Pagodinho estará em Campinas no dia 27 de junho para a realização de uma única apresentação em comemoração aos 40 anos de carreira.  

O show acontecerá no sábado, a partir das 21h30 no Hotel Royal Palm Hall.

Programa Bosque Interativo retoma atividades em 2024; 1ª edição será neste sábado

O Bosque dos Jequitibás terá a primeira edição do ano do Bosque Interativo neste sábado, das 9h às 16h, na Praça do Chafariz. É uma atividade ambiental que oferece a oportunidade de o público interagir com alguns animais silvestres do parque e conhecer outras curiosidades, como peças taxidermizadas e orientações sobre as espécies que habitam o local.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.