Ouça ao vivo

Unicamp desenvolve novo de teste para covid-19

Pesquisadores da Unicamp estão desenvolvendo um novo modelo de teste para diagnóstico da covid-19, que promete ser rápido e barato. A ideia é detectar o vírus em levedura, que ganharia cor vermelha ao confirmar a infecção. O exame em desenvolvimento analisa amostras de saliva ou de material coletado da nasofaringe de pacientes. Nos testes, foi inserido na levedura um gene que produz a uma proteína humana, que facilita a entrada do SARS-CoV-2 no organismo.

Se há o vírus na amostra, após alguns minutos de incubação, são ativados genes que fazem a levedura ficar vermelha a olho nu e fluorescente. A intensidade da fluorescência, que se nota apenas com auxílio de equipamentos, é proporcional à quantidade de vírus na amostra. Segundo o professor titular do instituto de biologia da Unicamp Gonçalo Amarante Guimarães Pereira, o processo ainda está em fase de criação e, antes que o teste rápido esteja disponível, é preciso concluir os ensaios. É como se a gente estivesse montando uma bicicleta. A gente já tem a roda, o guidão e a gente está agora encaixando a corrente para ela andar. Agora, eu acredito sinceramente, que a gente tem uma chance muito grande de fazer isso funcionar, novamente lembrando de que a gente está falando de uma inovação”, afirma.

A equipe já pediu a patente do teste, o que garante exclusividade para explorá-la comercialmente. No entanto, ainda é preciso um financiamento de R$ 500 mil a R$ 1 milhão para levar o produto no mercado em até seis meses.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.