Ouça ao vivo

Vacina contra coronavírus gera otimismo e dúvidas

O avanço nas pesquisas  sobre a vacina contra o coronavírus gera otimismo e dúvidas na população. Uma delas é sobre quem terá o direito de ser imunizado primeiro. De acordo com a advogada especialista em Direito Médico, Mérces da Silva Nunes, o Ministério da Saúde é quem irá dizer quais são os grupos populacionais prioritários. Pela tradição, segundo ela, os profissionais da saúde serão os primeiros a receber a dose da futura vacina. Na sequência, os grupos mais vulneráveis, como os idosos e as pessoas com comorbidades.

De acordo com a advogada, se a primeira vacina aprovada for a da farmacêutica inglesa AstraZeneca, o Governo Federal já adquiriu 100 milhões de doses, sendo 15 milhões  para  dezembro , 15 em janeiro e o restante dentro do primeiro trimestre de 202. Além das doses, o Governo Federal adquiriu por meio de contrato a  transferência de tecnologia  e poderá produzir a vacina no Brasil. O mesmo acontece  com o governo do Estado de São Paulo com a Coronavac chinesa.

Economicamente falando segundo a especialista em direito médico, Mérces da Silva Nunes, é altamente  vantajoso para  o país, pois, possibilita atender também o mercado externo, principalmente  na America Latina, e no caso  da vacina ser produzida primeiro por outros laboratórios farmacêuticos, a  legislação garante  a quebra da patente  durante  a pandemia. De acordo com ela, não existe nenhuma legislação  especifica  que  obrigue as  pessoas a se imunizarem, mas, acredita que deverá haver  um controle  governamental em favor da coletividade.

Apesar dos avanços, os cientistas responsáveis pelas pesquisas alertam que, obrigatoriamente, três fatos devem ocorrer antes que as doses das vacinas  contra  o coronavírus  sejam distribuídas. Um dos fatos é comprovação que a vacina funcione em estágio avançado; na sequencia a fabricação de doses em larga escala  e a licença dos órgãos regulatórios, para uso emergencial. O imunizante pode estar disponível até o final deste ano, mas não há certeza de que isso irá, de fato, acontecer.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.