O impacto financeiro da pandemia é considerado alto para 32,2% das empresas da Região Metropolitana de Campinas. O índice foi apontado numa pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – Regional Campinas. Para a presidente da associação, Fabiola Lencastre, o resultado é emblemático, se considerada a diversidade de segmentos empresariais que atuam na RMC.
De acordo com Fabiola, a pesquisa identificou também que a “preocupação” foi o principal sentimento dos trabalhadores durante o período de enfrentamento da doença. A pesquisa avaliou ainda que 36,7% das empresas da RMC implantaram o home office apenas em parte dos departamentos e 26,7% trabalharam integralmente de forma remota.
Fabiola considera provável que esta mudança será irreversível, resultando num modelo híbrido de trabalho. Sobre os planos de contingência nas empresas, a pesquisa identificou que em 83,3% houve um planejamento específico para o enfrentamento da covid-19. Fabiola Lencastre analisa que mesmo pegos desprevenidos, foram rápidos os processos decisórios adotados pelos departamentos de RH. Apenas 11,1% das empresas responderam que a pandemia não causou impacto financeiro para a corporação.