Ouça ao vivo

Área verde vai mudar de lugar após obras do BRT

Foto: João Carlos Figueiró Jr

Após terem sido retiradas para a realização de obras do BRT, as árvores e espécies nativas de uma área mantida pelo Sesc, na Av. Governador Pedro de Toledo, na altura do viaduto da Av. Lix da Cunha, estão sendo transplantadas. Eles foram retiradas por uma empresa contratada pela Prefeitura no último dia 24 de agosto, sem que o Sesc tivesse sido notificado, gerando a indignação de frequentadores  do espaço.

Houve um corte drástico em seis árvores da espécie Tipuana, de cerca de 40 anos, prejudicando também a sobrevivência das espécies rasteiras que faziam parte da área verde e do projeto paisagístico. De acordo com o responsável pela gestão de áreas verdes do Sesc Campinas, João Carlos Figueiró Jr, se tivesse ocorrido a notificação sobre a necessidade de retirada, teria sido realizada uma adaptação do projeto, antes de todo aquele estrago.

Ele explica que agora, com a área delimitada pela Emdec, foi possível planejar o espaço onde será realizado o transplante das espécies. Figueiró espera conseguir recuperar boa parte das espécies. A Prefeitura de Campinas informou que as árvores foram cortadas com autorização da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e que será feita a compensação ambiental dessas árvores, como sempre acontece quando é necessário fazer remoção para alguma obra.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.