Jonas muda regras para restaurantes e cinemas

Foto: Reprodução

Clientes de restaurantes, bares ou padarias de Campinas podem ficar no estabelecimento até uma hora depois do horário de fechamento para terminar a refeição. O decreto publicado no Diário Oficial do Município vale para quem chegar ao local até às 22h. O limite, então, vai até às 23h.

A mudança, segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico Social e Turismo, Alexandra Caprioli, acontece após reivindicações de proprietários e comerciantes da cidade, que reclamavam que a regra anterior obrigava as equipes dos locais a pedirem a saída dos consumidores às 22h.

“Porque eles tinham problema com o cliente por ter que avisar sobre o fechamento e com a fiscalização. Então, eles vão regular de forma bem clara esse direito e vão se organizar”, avisa.

A secretária afirma ainda que se reuniu com responsáveis e diretores das redes de cinema que possuem salas em Campinas. No encontro, que aconteceu cerca de uma semana após a autorização para a reabertura, foram explicadas as regras para o consumo de alimentos durante as exibições.

De acordo com o plano, que passa a valer nas próximas semanas, os produtos só poderão ser consumidos no assento indicado para cada cliente. Com isso, a medida não vale para corredores e áreas comuns dos cinemas. O pedido foi avaliado e aprovado pela Vigilância Sanitária da cidade.

“Eles fizeram toda a explicação de como eles fariam para que a pessoa só consumisse na cadeira da sala e respeitando o distanciamento. É a mesma regra válida para consumo em restaurantes”, diz.

Caprioli foi questionada pela reportagem sobre a chance de flexibilização nos clubes sociais e recreativos e confirmou que há conversas com o setor para a expansão do horário em áreas comuns. Inicialmente, porém, a possível medida não envolveria restaurantes e academias desses locais.

Na coletiva na qual as novidades foram anunciadas, o prefeito Jonas Donizette, do PSB, informou também que a fiscalização será reforçada em boates e espaços de eventos para evitar que os locais funcionem de madrugada. O trabalho será focado principalmente em bairros e regiões nobres.

Também presente na live transmitidas pelas redes sociais, o secretário de Saúde, Carmino de Souza, apresentou gráficos que comprovam a queda do contágio em Campinas. Entre os dados, está o índice de confirmações a cada teste feito, que caiu de 75% anteriormente para 10% atualmente.

“Nós tivemos um momento na evolução da epidemia no qual 75% das suspeitas se confirmavam, Hoje, não chega a 10%. É um dado importante que mostra a positividade dos testes”, comemora.

Na opinião de Carmino, os números comprovam que o município está evoluindo e tem em setembro uma queda acentuada dos casos de infecções. Na comparação com o pico, entre as semanas 27 e 28, em junho, define que as semanas recentes, 35, 36 e 37 possuem volume menor de contaminações.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Ônibus invade loja após motorista passar mal em Campinas

Toyota anuncia retomada gradual da produção em Indaiatuba após incêndio em fábrica de motores

Operação flagra esquema de falsificação de cerveja em condições insalubres em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.