Ouça ao vivo

Campinas reabre cinemas e teatros na sexta

A Prefeitura publica nesta quinta-feira um decreto que permite a reabertura de atividades culturais, como cinemas, teatros e museus. A medida terá validade a partir de sexta-feira, quando a cidade completa 28 dias seguidos na fase amarela do Plano São Paulo, uma das exigências para a retomada do setor. Deste modo, os setores poderão funcionar por oito horas diárias.
Foto: Divulgação/Cinemark

A prefeitura de Campinas publica nesta quinta-feira, 03, um decreto que permite a reabertura de atividades culturais, como cinemas, teatros e museus. A medida terá validade a partir de sexta-feira, quando a cidade completa 28 dias seguidos na fase amarela do Plano São Paulo, uma das exigências para a retomada do setor. Deste modo, os setores poderão funcionar por um período de 08 horas diárias e a ocupação máxima será de 40% da capacidade.

O interessado deverá agendar horário nos serviços culturais, com marcação de assentos. Nesta fase do Plano, os eventos em que as pessoas ficam em pé, como shows e festas em boates, por exemplo, seguem proibidos. O secretário de negócios jurídicos de Campinas, Peter Panuto, explica que o decreto só foi possível porque Campinas cumpriu com todos os requisitos exigidos pelo estado. “Nós então estamos avançando na fase amarela, permanecemos por 28 dias seguidos, o que nos autoriza a mais um passo na flexibilização das atividades culturais e eventos em geral”, disse.

Como a retomada do setor cultural depende da permanência da cidade na fase amarela, uma reclassificação negativa nesta sexta-feira faria com que o decreto perdesse validade. O secretário de saúde, Cármino de Sousa, afirma que todos os indicadores da pandemia registrados hoje na cidade, apontam para uma progressão para a fase verde. De todo modo, ele acredita que a região deve permanecer mais um período no estágio atual.

“Todos os critérios, a gente poderia estar na cor verde sim. O que a gente tem discutido muito aqui é a ocupação de leitos de UTI. E esta taxa de ocupação está abaixo de 60%. Depois tem o número de leitos por 100 mil habitantes e outros critérios, que são mais de disponibilidade e estrutura, que nós encaixamos em todos. Agora, a fase amarela, já é uma fase bastante boa para nós”, explica.

O decreto, que será publicado no Diário Oficial de Campinas nesta quinta-feira, também permite a realização de convenções e eventos, em que os participantes estejam sentados.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.