Ouça ao vivo

Cartório eleitoral aceita registro de Dr. Hélio

Ex-prefeito Hélio de Oliveira Santos (Foto: Stephanie Haidar)

Hélio de Oliveira Santos, o Dr. Hélio (PDT), teve a candidatura deferida pelo Cartório Eleitoral nesta terça-feira (29). Com isso, ele poderá participar das eleições e ser votado em 15 de novembro.

O cartório atestou a inexistência de inelegibilidade ou crime eleitoral, e com isso aceitou a solicitação de cadastro do candidato. Segundo o cartório, as candidaturas são aceitas ou não com base em informações do sistema da Justiça Eleitoral. Há ainda critérios a serem analisados por um juiz eleitoral que podem mudar o cenário para o candidato.

Em 2016 Dr. Hélio também participou das eleições, porém, acabou sendo considerado inelegível, e os 27 mil votos obtidos na eleição foram considerados nulos. Caso os votos tivessem sido validados, Dr. Hélio teria ficado em quarto lugar no pleito.

Em julho deste ano, Dr. Hélio obteve uma decisão favorável no Supremo Tribunal Federal, que acolheu pedido da defesa do ex-prefeito de Campinas e concedeu liminar que suspende o andamento de um processo-crime originário da 1ª Vara Criminal de Campinas, processo no qual ele é acusado de fraude em licitação relacionada a obras de ampliação do Hospital Ouro Verde.

Na visão de Dr. Hélio, do advogado dele e dos apoiadores isso o tornaria elegível, porém, Dr. Hélio teve várias contas rejeitadas pela Câmara de Vereadores, o que o tornaria inelegível ao menos até 2024.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.