Ouça ao vivo

Clubes criticam proibição de uso recreativo de piscinas

Desde que Campinas entrou na fase amarela do Plano São Paulo, a cidade vai tentando retomar sua rotina aos poucos e com cuidados. Alguns setores que permaneceram fechados por meses reabriram as portas com restrições e vão recuperando um pouco do prejuízo. Foi assim que aconteceu com bares, restaurantes, cinemas, teatros e salões de beleza. Mas há ainda outros setores que permanecem impossibilitados de funcionar e que acaba gerando uma onda de reclamações.

Os clubes, por exemplo, já podem realizar várias de suas atividades, mas o uso recreativo das piscinas segue proibido em Campinas. Os presidentes  das entidades criticam duramente os governantes, já que não conseguem entender como uma atividade ao ar livre pode estar proibida, enquanto estabelecimentos fechados, como cinemas e teatros, funcionam. O presidente do Cultura, Gilberto Umbuzeiro, questiona os protocolos de segurança adotados, que liberam as praias para os banhistas e proíbem a piscina. “Com esse calor que temos visto aqui, o que a gente vê são as praias sempre cheias e lotadas, porque o pessoal pode entrar na água, e nos clubes não. Nós já conversamos com médicos, (a água da piscina) tem o cloro e um monte de coisa que é  colocada na água para a segurança das pessoas. Não tem como pegar o vírus dentro da água”, afirma.

Já Gustavo Ferreira, presidente do Tênis Clube, disse que não entende o posicionamento do município, que mantém o veto ao uso das piscinas. Ele garante que o clube tem total condições de seguir os protocolos de segurança diante de uma flexibilização. “O que eu mais sinto é da prefeitura não liberar o acesso à piscina recreativa, né. Para o sócio tomar sol, mesmo que ele não desfrute da piscina. Agora liberar a piscina para tomar sol de máscara também não adianta. Eu acredito que se houvesse essa liberação, nós estaríamos muito atentos ao distanciamento e cobrando do sócio para que cumpra com as determinações”, explica.

Em nota, a prefeitura de Campinas esclareceu que o uso de piscinas para fins de recreação não está autorizado neste momento e que o uso coletivo desses equipamentos não garante o distanciamento e nem a proteção com as máscaras. O uso de piscina individual, tanto para treinamento quanto para competição, está autorizado. A Secretaria de Saúde e o Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 de Campinas vêm acompanhando todas as recomendações técnico-científicas e protocolos sobre o tema.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.