Comerciantes da Rua José Paulino, em Campinas, querem a retirada das unidades Centro Pop, que ofertam atendimento especializado para pessoas em situação de rua que ficam próximas a estabelecimentos comerciais especializados em roupas e acessórios para noivas. Osvaldo Domingos, que é proprietário de um estabelecimento no local, considera que essa situação vai na direção contrária à promessa de revitalização do centro de Campinas, desvalorizando o centro da cidade e prejudicando o Comércio.
De acordo com os comerciantes, a situação já foi pior, quando as pessoas atendidas no local utilizavam o rua para dormirem à espera da abertura dos centros de apoio pela manhã, que oferece alimentos, dentre outros serviços. O comerciante, Giovanni Luiz, conta que a situação melhorou bastante com a fiscalização da GM. No entanto, considera que o Centro Pop descaracteriza o local, conhecido como Rua das Noivas.
A Prefeitura de Campinas informou que dispõe de ampla rede de cuidados socioassistenciais e de saúde para atender e acompanhar a população em situação de rua e que nesse período de pandemia a Administração Municipal não poupou esforços para a implantação dos abrigos emergenciais para ampliar o acolhimento dessas pessoas.
Neste contexto, informa que o Centro Pop é um importante equipamento que precisa estar na região central para tornar viável o atendimento dessas pessoas como mais uma medida para retirá-las das ruas e que atualmente o serviço está em processo de reorganização interna tendo em vista a diminuição do fluxo de pessoas em frente ao equipamento e, dessa forma, contribuir para minimizar os impactos para o comércio local.