Ouça ao vivo

Cooperativas de reciclagem seguem fechadas

Ainda sem retorno definido, as cooperativas de reciclagem de Campinas seguem fechadas e os trabalhadores continuam passando por dificuldades. São quase 1 mil trabalhadores em atividade no município, ligados ou não às 12 cooperativas que hoje executam a coleta seletiva do lixo produzido na cidade. Nem 50% desse total de trabalhadores conseguiram acesso ao auxílio emergencial do Governo Federal no valor de R$ 600 e apenas 10% foram contemplados pelo Cartão Nutrir, oferecido pela prefeitura, no valor de R$ 90.

Dia após dia, a situação vem se complicando e não há perspectiva de melhora no curto prazo, nem mesmo após a região ter avançado para a fase amarela do Plano São Paulo. Representante da secretaria da mulher catadora de São Paulo, Jéssica Fuchs, disse que a situação é realmente problemática para a categoria, que teve pouca ajuda até agora. “Estamos meio sem rumo, sabe? Não tem data de quando a gente vai voltar, de como a gente vai voltar. A gente não recebeu EPI para voltar, como máscaras e álcool gel. Coisas básicas de limpeza. Não recebemos nada. Recebemos durante um período uma cesta básica, mas as famílias dos trabalhadores são grandes e não dura nenhum mês”, afirma.

A prefeitura de Campinas já se manifestou sobre a possibilidade do retorno das atividades das cooperativas ainda neste mês de setembro. Porém, até agora não foi definida nenhuma data para que isso de fato acontecesse.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.