Ouça ao vivo

Deepfakes são novas preocupações na eleição

Depois das Fake News, que interferiram em  eleições  passadas, a preocupação agora é com as chamados deepfakes. A modalidade, já  é conhecida, porém,  vem  ganhando cada vez mais evidência nas redes sociais. Ela consiste em vídeos ou fotografias criados com a tecnologia de inteligência artificial para manipular ou produzir imagens credíveis de situações que nunca aconteceram. As montagens têm como objetivo enganar o receptor.

O advogado, Fabrício Posocco, cita  como exemplo uma  imagem do Governador de São Paulo, João Dória,  em situação constrangedora com cunho sexual, que circulou durante a última campanha eleitoral. O advogado lembra que  assim como a Fake News, o método  deepfakes traz risco para a sociedade é  considerado crime.  De acordo com ele, a pedido do Tribunal Superior Eleitoral, as empresas que controlam as redes  sociais tem criado ferramentas para detectar e evitar a propagação de videos, imagens e mensagens falsas durante o período eleitoral.

Entre  os exemplos para  barrar as Fake News e as deepfackes, o advogado cita a restrição do  envio de  mensagens criada pelo Whatsapp,  o cancelamento de perfis falsos no Facebook e Instagram e mensagens deletadas  pelo Twitter.

Para a  eleições  deste ano ele  espera que as campanhas sejam baseadas em ideias e não  ladeadas por imagens ou mensagens falsas. Em sua opinião, os artifícios virtuais destroem a consciência  política  da sociedade  na análise das propostas de cada  candidato. O advogado  lembra que  quem for vítima deve  registrar em cartório de notas uma  Ata Notarial, onde  arquivos  audiovisuais são  registrados e posteriormente  Boletim de Ocorrência, na Policia Civil. A  esperança dele é  que o processo eleitoral corra dentro da normalidade e ordem necessária.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.