Efeito manada provoca aumento de preços

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O câmbio, a entressafra, o aumento no consumo interno dos produtos básicos e  o efeito manada, são os principais influenciadores para a disparada dos preços dos  alimentos que vem  assustando  o consumidor  brasileiro. A afirmação é  do pesquisador Thiago Bernardino de Carvalho, Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada-Esalq/USP, de Piracicaba.

De acordo com ele existem alguns setores como o da carne e  da soja que interferem na composição dos preços por conta das exportações. Já  outros  produtos como o leite, o arroz e o feijão, o problema está na entressafra e no aumento da demanda do  consumo interno dos  produtos mais  básicos.  Esse aumento na demanda, segundo o pesquisador do Cepea é  justificado  pelo desemprego e queda no poder de compra.

Para contornar  o problema o Governo Federal já reduziu  a zero a tarifa sobre importação do  arroz e estuda  fazer  o mesmo com a soja. Para  o pesquisador, a medida vai surtir efeito positivo  a curto prazo, mas, no médio a longo prazo tudo vai depender do custo da produção interna. Para ele o que não pode  ocorrer é o  governo controlar  os preços.

Outro  fator  que interfere no  preço dos produtos, segundo o pesquisador,  é o chamado efeito  manada. Isso  acontece  quando o consumidor corre para  estocar produtos em casa e acaba provocando  uma super demanda.

De acordo  com pesquisador do Cepea, uma possível  queda no preço dos produtos  básicos vai depender das condições para a produção no país  e  isso  será  sentido nas  próximas safras  que  começam a ser plantada  em outubro. Porém, a  queda no valor  dos produtos para  o mercado  interno vai depender muito também do  câmbio. Na  opinião do pesquisador,  para o final do  ano os  preços  continuam altos, com prováveis quedas  provocadas pela  oscilação de mercado.A  expectativa  vai depender  da oferta  e  da demanda.

Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

COVID-19

Casos de coronavírus em Campinas
0
CURADOS
0
CONFIRMADOS
0
INVESTIGADOS
0
MORTES
Play Video

Ao vivo

CBN Campinas

99,1 FM

Mais recentes

Colunas

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Siga-nos

Veja também