Ouça ao vivo

Fela Kuti e seu Afrobeat

Ele poderia ter se tornado um guerrilheiro, mas ao invés de apontar armas de fogo contra a ditadura nigeriana,   ele denunciou  os abusos através  de sua música. Mesmo tendo uma forte ligação com a política e sérias desavenças com o governo  o seu maior legado foi Afrobeat,  gênero musical que Fela Kuti criou. Fela Kuti nasceu em 1938 na Nigéria filho de uma feminista e um Pastor Protestante foi estudar medicina no final dos anos 50 em Londres , mas acabou tomando um outro caminho e começou a tocar em um conjunto  inspirado na sonoridade africana. De volta a sua terra natal já nos anos 60 Fela Kuti continuou com o projeto além de trabalhar como produtor de rádio.

Em 1969 em plena guerra civil nigeriana, Fela foi para os Estados Unidos e entrou  em contato com o movimento  político e cultural conhecido por  Black Power, além de conhecer os ideais  do ativista Malcolm X.  Em meio esse turbilhão de crenças e valores Fela Kuti propôs numa nova musica que unisse jazz e funk,  tendo é claro a música africana com fio condutor, e batizou de afrobeat.

As principais referências do afrobeat  que Fela considerava como a “música clássica africana “ vieram da energia de James Brown e o  improviso de Miles Davis , somando essas duas vertentes as sonoridades da música yorubá .

Fela Kuti se comportava como uma força da natureza  ele lançou mais de 70 discos , se declarou independente do estado nigeriano, teve a sua casa queimada, montou um partido político,  e conviveu  com 27 esposas, detalhe ao mesmo tempo.  Ele morreu em 1997 aos 59 anos, vítima da AIDS, da qual nunca quis se tratar.

Segundo o  cubano Carlos Moore,  amigo e autor da biografia sobre Fale Kuti que foi  relançada em português em 2011,  diz que  a obra de Fela foi tão intensa quanto a sua vida, e só agora existe  um reconhecimento de  seu trabalho .

 

A obra do multi-instrumentista e ativista política nigeriano Fela Kuti é o destaque desta edição do quadro Música é Cultura.

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Apresentação

Robson Santos

produção

Walmir Bortoletto

edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Série documental sobre Cleópatra é o destaque da semana 

A série, que conta com a produção executiva de Jada Pinkett Smith, vai mergulhar na história de uma das rainhas mais poderosas e incompreendidas de todos os tempos, com o objetivo de mostrar, além de toda a beleza e vida amorosa, um lado mais inteligente de Cleópatra, protagonizada por Adele James. 

Guardiões da Galáxia chega no último filme da trilogia

Dessa vez, o grupo está bastante diferente. Quill, que ainda está se recuperando da perda de Gamora, tem que reunir a equipa para defender o universo e proteger um dos seus. Em uma missão, que se não for concluída com sucesso, pode levar ao fim dos Guardiões. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.