Ouça ao vivo

Fim da greve dos Correios ainda não foi decidida

Foto: Valéria Hein

O Tribunal Superior do Trabalho,  aprovou nesta segunda-feira, dia 21, um reajuste de 2,6% para os funcionários dos Correios. Com a medida, a determinação foi a volta imediata ao trabalho, caso contrario a categoria fica sujeita a multa diária de R$ 100 mil.

A maioria do tribunal decidiu que a greve, iniciada no dia 17 de agosto, não foi abusiva e com isso, metade dos dias parados será descontada no salario e a outra metade terá que ser compensada.  De acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresa dos Correios e Similares, a paralisação foi deflagrada depois que os trabalhadores foram surpreendidos com a revogação do atual Acordo Coletivo que estaria em vigência até 2021.

Em Campinas, apesar da determinação do TST, o diretor do sindicato da categoria, Mauro Moraes, diz que a greve continua. Segundo ele a decisão do Supremo Tribunal do Trabalho foi completamente desfavorável aos trabalhadores.

Na manhã desta terça-feira, a situação na Agencia Central dos Correios em Campinas foi tranquila, apesar da fila que chegou a dobrar a avenida Moraes Salles. A unidade manteve o atendimento de portas fechadas e com apenas três funcionários para atender a população. A entrada dos usuários é controlada feita uma por vez.

O porteiro Regis Luiz, mora na região do Campo Grande e chegou por volta das 7 horas no local. Para ele a greve prejudicou muito o seu cotidiano. Quem também se diz muito prejudicado pela greve dos trabalhadores dos correios é vendedor autônomo, José Antônio, que quase desistiu de uma compra que está travada na agencia central.

Apesar da terminação do Tribunal Superior do Trabalho para a volta imediata dos trabalhadores dos Correios, em Campinas o fim da greve será decidido em assembleia da categoria programada para começar às 17h.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.