“Expresso 2222”: Gilberto Gil de volta ao Brasil

Lançado em 1972, o disco “Expresso 2222” trouxe Gilberto Gil de volta ao Brasil após dois anos e meio de férias forçadas em Londres pelas autoridades brasileiras da época. A inspiração para o nome veio através de reminiscências do jovem Gilberto Passos Gil Moreira, que pegava o trem 222 para percorrer os quase  500 km entre e pequena cidade de Ituaçu até a capital Salvador.

“O trem que parte de Bonsucesso  pra depois do ano 2000,”  ainda trazia  as cores da Tropicália que desbotaram  prematuramente  com as saídas de Gilberto Gil e Caetano Veloso  do Pais em 1969 . Prova está na instrumental “ Pipoca Moderna ” um resgate das tradições nordestinas de Gil  que contou com  o hipnotismo da  Banda de Pífanos de Caruarú.

O conceito desse projeto permeia a volta  as tradições,  as origens,   como forma do entendimento do que  Gil estava passando . A canção auto biográfica Back in Bahia, que começou à ser composta na casa da mãe de Caetano Veloso, numa festa de Boas-vindas, revela o quanto Gil  percebe a importância de certos valores, quando é privado de exercitá-los.

As palavras de ordem de  “ O Sonho Acabou ”,  foi  uma referencia direta pela admiração à John Lennon, que na época, vivia um momento de reciclagem dentro do seu trabalho com o fim dos Beatles ao cunhar a famosa  frase pouco mais de um mês  após a chegada de Gil a Londres.

O samba chiclete com banana  autoria do soteropolitano Gordurinha e Almira Castilho a companheira de palco e lar do interprete que popularizou a canção Jackson do Pandeiro. Nessa versão Gil da sangue novo com um arranjo preciso e inspirado na canção   que fala sobre a falta de jogo de cintura dos gringos em entender as coisas do Brasil.

além de ser uma homem de ideias e  um exímio compositor. Gilberto Gil também se destacou neste projeto  como um instrumentista virtuoso. A sua técnica ao violão estava muito bem amadurecida em  Expresso 2222  Estilo esse que Gil começou a moldar na infância com o  estudo da sanfona  por  admiração a Luiz Gonzaga.

As 12 faixas de Expresso 2222 relatam  um período da vida de Gilberto Gil,  suas descobertas .. decepções, e uma busca de auto conhecimento através das filosofias orientais.

 

Confira esta edição 

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

produção

Walmir Bortoletto

edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Mais um filme contando a história de Silvio Santos chega aos cinemas

Quintal dos Prettos celebra Consciência Negra com roda de samba em Campinas

Projeto Raízes promove cultura negra nas escolas de Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Mais um filme contando a história de Silvio Santos chega aos cinemas

Agora com Leandro Hassum no papel do apresentador, Silvio Santos Vem Aí se passa em 1989, logo após Silvio se candidatar à Presidência da República. A jornalista Marília, vivida por Manu Gavassi, é convocada a trabalhar na equipe do apresentador com o intuito de investigar a vida do candidato e prever qualquer tipo de ataque e jogo sujo dos adversários. Apesar de desconfiada, Marília é conquistada pelo carisma do comunicador, gerando uma parceria, mas também muitos embates. 

Projeto Raízes promove cultura negra nas escolas de Campinas

O projeto Raízes: Identidade e Cultura Negra vai apresentar um espetáculo teatral nesta quarta-feira, dia 19 de novembro, das 11h às 11h40, em uma escola de Campinas. A peça reúne alunos, professores e moradores da comunidade e marca o encerramento das atividades do projeto, que começou em setembro.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.