“Expresso 2222”: Gilberto Gil de volta ao Brasil

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Lançado em 1972, o disco “Expresso 2222” trouxe Gilberto Gil de volta ao Brasil após dois anos e meio de férias forçadas em Londres pelas autoridades brasileiras da época. A inspiração para o nome veio através de reminiscências do jovem Gilberto Passos Gil Moreira, que pegava o trem 222 para percorrer quase 500 km.

Lançado em 1972, o disco “Expresso 2222” trouxe Gilberto Gil de volta ao Brasil após dois anos e meio de férias forçadas em Londres pelas autoridades brasileiras da época. A inspiração para o nome veio através de reminiscências do jovem Gilberto Passos Gil Moreira, que pegava o trem 222 para percorrer os quase  500 km entre e pequena cidade de Ituaçu até a capital Salvador.

“O trem que parte de Bonsucesso  pra depois do ano 2000,”  ainda trazia  as cores da Tropicália que desbotaram  prematuramente  com as saídas de Gilberto Gil e Caetano Veloso  do Pais em 1969 . Prova está na instrumental “ Pipoca Moderna ” um resgate das tradições nordestinas de Gil  que contou com  o hipnotismo da  Banda de Pífanos de Caruarú.

O conceito desse projeto permeia a volta  as tradições,  as origens,   como forma do entendimento do que  Gil estava passando . A canção auto biográfica Back in Bahia, que começou à ser composta na casa da mãe de Caetano Veloso, numa festa de Boas-vindas, revela o quanto Gil  percebe a importância de certos valores, quando é privado de exercitá-los.

As palavras de ordem de  “ O Sonho Acabou ”,  foi  uma referencia direta pela admiração à John Lennon, que na época, vivia um momento de reciclagem dentro do seu trabalho com o fim dos Beatles ao cunhar a famosa  frase pouco mais de um mês  após a chegada de Gil a Londres.

O samba chiclete com banana  autoria do soteropolitano Gordurinha e Almira Castilho a companheira de palco e lar do interprete que popularizou a canção Jackson do Pandeiro. Nessa versão Gil da sangue novo com um arranjo preciso e inspirado na canção   que fala sobre a falta de jogo de cintura dos gringos em entender as coisas do Brasil.

além de ser uma homem de ideias e  um exímio compositor. Gilberto Gil também se destacou neste projeto  como um instrumentista virtuoso. A sua técnica ao violão estava muito bem amadurecida em  Expresso 2222  Estilo esse que Gil começou a moldar na infância com o  estudo da sanfona  por  admiração a Luiz Gonzaga.

As 12 faixas de Expresso 2222 relatam  um período da vida de Gilberto Gil,  suas descobertas .. decepções, e uma busca de auto conhecimento através das filosofias orientais.

 

Confira esta edição 

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

produção

Walmir Bortoletto

edição

Paulo Girardi

Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

COVID-19

Casos de coronavírus em Campinas
0
CURADOS
0
CONFIRMADOS
0
INVESTIGADOS
0
MORTES
Play Video

Ao vivo

CBN Campinas

99,1 FM

Mais recentes

Colunas

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Siga-nos

Veja também

Sesc Campinas lança 3ª edição do “Canção Quebrada”

O projeto é uma iniciativa que traz a proposta de composições de obras musicais inéditas por artistas de Campinas durante esse período de pandemia do novo coronavírus. Nesta edição, nove músicos do cenário campineiro participam do evento: Bruna Duarte, Bruna Takeuti, Felipe Silveira, Luciana Viana, Mauricio Cajueiro, Osmário Marinho, Ricardo Matsuda, Rodrigo Duarte e Vinícius Corilow.

Funcionalidade do Twitter ajuda no combate à violência doméstica

Neste episódio do Transformação Digital CBN convidamos Ticá Almeida, Head de Comunicação do Twitter Brasil, para conversar sobre a ferramenta #ExisteAjuda que auxilia tanto no combate à violência doméstica, quanto na prevenção do suicídio e da automutilação no Setembro Amarelo.