Greve nos Correios expõe tendência nas entregas

Foto: Stephanie Haidar

O reflexo da paralisação dos Correios nas entregas em todo o país aponta para a busca de soluções no mercado. A principal delas é a expansão da quantidade de centros de distribuição e do alcance dos chamados marketplaces, como Via Varejo, Mercado Livre, B2W, Netshoes e Magazine Luiza.

A tendência é apontada pelo professor e especialista em Logística da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas, Mauro Schluter. Segundo ele, o modelo segue as estratégias da gigante Amazon, que aposta em capilaridade para ter cada vez mais o domínio do processo de transporte.

O objetivo é utilizar toda a capilaridade. Então, a partir daí, a ideia é ter o domínio da entrega. E logística, como se sabe, é ter o menor custo e o melhor serviço. E isso não é o que temos hoje”, diz.

Com a pandemia e o aquecimento do e-commerce nos últimos seis meses, o exemplo da busca pela agilidade e eficácia dos serviços fica evidente, já que a utilização de sistemas de rastreamento das lojas próximas para facilitar a entrega é uma realidade consolidada em muitas redes do comércio.

Por esse motivo, Schluter explica que a greve dos trabalhadores dos Correios apenas confirmou que a movimentação do setor pela adoção de medidas próprias é necessária e inevitável. Para ele, é natural que as grandes empresas tentem se desvincular do papel exercido pela estatal brasileira.

Se o Correio não oferecer o nível de serviço que os consumidores querem, é natural que as grandes empresas entendam que ter um serviço bom é crucial para a sobrevivência do negócio”, aponta.

Enquanto isso, a abertura de novos centros de distribuição em diversos pontos do país está acelerada. Atualmente, 50% dos produtos do Mercado Livre já saem dos armazéns da empresa. Já a Amazon abriu recentemente um local de 100 mil metros quadrados em Cajamar, na Grande SP.

O professor lembra que o panorama atual no Brasil já aconteceu há anos em outros países. Nos Estados Unidos, onde surgiu a Amazon, por exemplo, o momento atual é de exploração de novas tecnologias. Ele cita como principal exemplo o uso de drones para entregas de encomendas.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Operação flagra esquema de falsificação de cerveja em condições insalubres em Campinas

Influenciadora, ex de jogadora da Seleção Brasileira de Futebol, morre após acidente em Campinas 

Como estão as vendas nos comércios de Campinas com a crise do metanol?

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.