MP pede paralisação nas obras de represa em Amparo

O Ministério Público de São Paulo e a Procuradoria da República em Bragança Paulista ingressaram com ação civil pública contra o Departamento de Águas e Energia (DAEE) e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). O objetivo da ação é paralisar as obras da represa Duas Pontes, no município de Amparo. Junto à barragem de Pedreira, o reservatório visa garantir água para 23 municípios da região da bacia PCJ e beneficiar mais de 5 milhões de habitantes.

No local, o Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente, o Gaema e da Promotoria de Amparo constataram irregularidade no início das obras da barragem sem a concessão da outorga de uso de recursos hídricos pela Agência Nacional de Águas (ANA).

A exigência da outorga era uma das condições impostas pela Cetesb para a obtenção da licença de instalação do empreendimento. Desde 2016 o DAEE vinha tentando, sem sucesso, a obtenção da outorga, que foi indeferida pela ANA por três vezes em razão da inadequação da qualidade da água para o abastecimento público.

A ação pede liminarmente a paralisação das obras com a consequente suspensão da licença de instalação concedida, além da suspensão das autorizações para supressão de vegetação. Foi pedido ainda que o Judiciário determine, na vigência da liminar, a adoção de medidas para impedir agravamento de potenciais danos ambientais por conta da paralisação das obras. Em nota a CETESB informou que aguarda citação judicial para conhecimento dos termos da ação. Já o DAEE, destaca que ainda não foi notificado pela Justiça.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Pedágios da Via Colinas agora aceitam cartão de crédito por aproximação

Começa construção do Anel Viário de Cordeirópolis

Pés descalços no frio podem trazer resfriado? Descubra!

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.