Ouça ao vivo

Movimento antivacinas avança no Brasil

Mesmo sendo considerada uma das melhores ferramentas de saúde pública no mundo as vacinas ganharam um movimento contra que  vem  avançando no Brasil. De acordo com Luiz Carlos Dias, Professor Titular do Instituto de Química da Unicamp e membro titular da Academia Brasileira de Ciências, a cada minuto cinco pessoas no mundo são salvas por algum tipo de vacina. Para ele, o movimento antivacinas é criminoso e uma séria ameaça crescente à saúde global.

No Brasil, o movimento vem crescendo e segundo o professor do Instituto de Química da Unicamp, o grande problema que vem sendo observado é uma queda histórica na cobertura vacinal de crianças. Em sua opinião, o movimento está diretamente relacionado ao extremismo religioso, a instabilidade política e ao populismo. A situação fica ainda mais complicada com a proliferação de fake news relacionadas a segurança das vacinas. Outro problema é que o movimento criminoso possa interferir nas campanhas de vacinação em massa.

Um exemplo da importância das vacinas é a luta que vem sendo travada para o desenvolvimento da vacina contra a Covid-19. Para o Professor Titular do Instituto de Química da Unicamp, Luiz Carlos Dias, não importa a origem, tudo o que é preciso é de uma vacina segura e eficaz para tirar o mundo da pandemia. No entanto, em sua opinião, é preciso também manter a população muito bem informada e combater o que chama de pandemia de informações falsas sobre as vacinas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.