Ouça ao vivo

Queda de internações por covid-19 alivia rede

Foto: Arquivo/CBN Campinas

Mais uma vez a Região Metropolitana de Campinas registrou queda no número de novas infecções pelo novo coronavírus e a situação dos hospitais já são bem mais tranquilas. Por outro lado, as unidades de saúde passaram a ser mais procuradas para o atendimento reprimido de outras patologias. Essa foi a conclusão do novo relatório elaborado pelo Observatório PUC-Campinas, referente a 37ª semana epidemiológica. Neste período, houve queda de 33,3% nos casos de covid-19.

Mesmo com a flexibilização de inúmeras atividades, como academias e shoppings, garantida aos municípios classificados na fase amarela do Plano São Paulo, os números têm exibido tendência de desaceleração da covid-19 em todo o Estado nas últimas semanas. O Departamento Regional de Saúde de Campinas, a exemplo da RMC, apresentou queda de 34% nos casos da doença após contabilizar 3,8 mil contaminações. Campinas, com 818 ocorrências no período de 6 a 12 de setembro, teve redução de 46%.

O infectologista do Hospital PUC-Campinas, André Bueno, disse que o recuo da pandemia na região faz com que as pessoas procurem os hospitais para o tratamento de outras doenças. Ele afirma que é necessário cuidado neste momento, já que esses pacientes ficam expostos ao contágio pelo novo coronavírus. “É um desafio de fato, tanto em termos de atendimento, de urgência e emergência, em ter um fluxo de atendimento separado para fazer o atendimento de pacientes com e sem covid. E para internação também. Tanto internações em enfermarias, quanto em UTIs. Principalmente nos hospitais menores, porque vai ser mais difícil”, explica.

As estatísticas atualizadas do coronavírus em todo o estado, incluindo cidades da RMC, podem ser obtidas no site https://observatorio.puc-campinas.edu.br/covid-19/.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.