Ouça ao vivo

Setor automotivo cresce 358% na RMC

A venda de automóveis ao exterior cresceu 358,18%  em um ano, de acordo com um estudo desenvolvido pelo Observatório PUC-Campinas, que compara agosto de 2019 com o mesmo mês de 2020. Esse resultado contraria o cenário das exportações na Região Metropolitana de Campinas.

A venda de automóveis ao exterior cresceu 358,18%  em um ano, de acordo com um estudo desenvolvido pelo Observatório PUC-Campinas, que compara agosto de 2019 com o mesmo mês de 2020. Esse resultado contraria o cenário das exportações na Região Metropolitana de Campinas, que fechou o mês em queda de 28,2%.

De acordo com o responsável pelo estudo Paulo Oliveira, economista e professor da PUC-Campinas, o primeiro sinal de recuperação ocorreu em Julho, quando houve aumento de 40%. Ele explica que esse crescimento das exportações de veículos visa a reposição de estoques e renovação da frota em países do Mercosul, principalmente, que sofreram represamento da demanda, por causa das restrições geradas pela pandemia.

Antes mesmo da pandemia, o setor automobilístico vinha sofrendo seguidas quedas nas vendas ao exterior, sobretudo por causa da crise na Argentina, principal mercado automotivo das empresas regionais. Segundo Paulo Oliveira, esse índice de exportação atípica não garante a recuperação do setor. Com exceção da China, todos os principais países parceiros da RMC reduziram suas compras em 2020. Entre eles, a Argentina, com queda de 38,8%, o Peru (-37%) Estados Unidos (-34%) e Alemanha (-30%).

Há reflexo também nas importações, por causa da diminuição da atividade produtiva local. No acumulado do ano, as importações somaram 7,79 bilhões de dólares e as exportações, 2,17 bilhões, com déficit comercial na região de 5,61 bilhões de dólares, o que representa a pior crise da história na RMC.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.